Saiba como o Pinterest pode fazer o seu e-commerce decolar

Quer gerar tráfego e aumentar as suas vendas? O Pinterest pode ser exatamente o que você está procurando. Em 2019, a rede social ultrapassou os 300 milhões de usuários mensais ativos e está ganhando cada vez mais relevância no cenário mundial.

O Pinterest é uma ferramenta de busca visual utilizada por quem procura inspiração em assuntos como moda, culinária, decoração e muito mais. As pessoas pesquisam por temas de interesse, conferem os resultados e salvam o conteúdo em pastas por meio dos famosos “Pins”. 

Mas não é só isso! O Pinterest é um local importante de tomada de decisão de compra. Segundo dados da própria ferramenta, 90% dos usuários decidem quais produtos irão adquirir com base no conteúdo consumido dentro da rede.

Pinterest Business: uma vitrine para seus produtos

Quem vende pela internet pode usar o Pinterest como uma grande vitrine para divulgação de produtos. Como já falamos acima, as publicações feitas nessa rede social são chamadas de “Pins”. Ao criar um Pin, o usuário escolhe imagem, título, descrição e ainda pode adicionar um link de destino — algo extremamente interessante para os lojistas virtuais. 

Pinterest

A imagem mostra como fazer uma publicação (Pin) no Pinterest.

Assim como outras redes sociais, o Pinterest também possui uma versão voltada para empresas. Depois de fazer seu cadastro na ferramenta, você pode ter acesso a estatísticas profissionais por meio do Analytics do Pinterest Business. Existem duas opções para ter acesso a essa funcionalidade: converter a conta pessoal (caso já possua) em conta empresarial ou criar uma conta empresarial do zero. 

A segunda opção é mais indicada para quem quer começar um perfil de aparência profissional. Veja como é fácil criar uma conta empresarial no Pinterest:

1) Acesse o site do Pinterest
2) Clique na opção “criar uma conta business”

Pinterest

3) Insira um endereço de e-mail válido (preferencialmente o e-mail comercial da sua loja)
4) Informe nome, área de atuação e demais características do seu negócio

Pinterest

5) Informe o link da sua loja virtual (ou de alguma página oficial do seu negócio, como Facebook ou Instagram)

Pinterest

6) Nas próximas páginas, o Pinterest vai pedir que você escolha alguns interesses que melhor descrevam o seu negócio. Essa etapa é importante para que a rede social ajude seu conteúdo a ser exibido para as pessoas certas.

Pinterest

Quando estiver com a conta criada, não se esqueça de personalizar o seu perfil para exibir informações relevantes sobre o seu negócio. Adicione uma bio, conecte o Pinterest a suas outras redes sociais e comece a aproveitar o poder dessa ferramenta. 

Como vender no Pinterest?

Usar o Pinterest para vender é bem simples. Confira em 4 passos como você pode começar a divulgar seus produtos na rede social: 

  1. Procure pelo símbolo “+” no site ou aplicativo do Pinterest e selecione a opção “criar Pin” 
  2. Use imagens ou vídeos para criar o seu Pin 
  3. Adicione título, descrição e um link de destino
  4. Escolha em qual pasta o Pin será salvo e clique em publicar

É importante organizar seus Pins em pastas separadas de acordo com o assunto. Por exemplo: um lojista que vende eletrônicos pode fazer vários Pins para divulgar os modelos de celular com os quais trabalha e, na sequência, salvá-los em uma pasta chamada “Smartphones”. 

Pinterest

Exemplo de Pin criado pelo perfil da Natura. A marca de cosméticos foi uma das primeiras grandes empresas brasileiras a perceber o potencial de vendas do Pinterest — o que, em 2019, vem garantindo à empresa cerca de 700 mil visualizações mensais.

Ao longo do tempo, os Pins vão funcionar como uma fonte de tráfego para a sua loja. E falando em tráfego, vale a pena mencionar que, proporcionalmente, o Pinterest leva mais tráfego para websites que Facebook, Snapchat e Twitter.

Especificações de imagem, texto e vídeo

Uma boa maneira de criar um perfil visualmente agradável no Pinterest é respeitar as especificações da rede social no que diz respeito ao tamanho das imagens, textos e vídeos publicados. Confira as configurações recomendadas antes de fazer o seu primeiro Pin: 

Pin padrão:

  • Imagens em formato PNG ou JPEG com tamanho máximo de 32 MB
  • Proporção recomendada: 1000 x 1500 pixels
  • Você pode usar até 100 caracteres no título e 500 na descrição

Pin de vídeo:

  • Arquivos nos formatos .mp4, .mov ou .m4v com tamanho máximo de 2 GB 
  • Duração entre 4 segundos (mínimo) e 15 minutos (máximo)
  • O Pinterest recomenda o uso de vídeos quadrados (proporção 1:1) ou verticais (proporção 2:3 ou 9:16)

Precisando de uma ajudinha para fazer as imagens do seu e-commerce? Existem vários sites online, como o Canva, por exemplo, que simplifica a criação de designs e garante resultados profissionais.

SEO para Pinterest 

Assim como o Google, o Pinterest trabalha com um sistema de buscas guiado pelas palavras-chave digitadas pelo usuário. Quando alguém pesquisa determinado termo, a rede social exibe os resultados mais relevantes para aquela pessoa. E como o Pinterest sabe quais resultados exibir?

Vários fatores são levados em consideração, como as categorias nas quais o usuário demonstra ter interesse e os perfis que ele acompanha. Mas o SEO (Search Engine Optimization) também é importante para o Pinterest. Para quem nunca ouviu falar no assunto, SEO é (em resumo) um conjunto de estratégias adotadas por quem quer adquirir relevância nos mecanismos de busca — ocupar a primeira página do Google, por exemplo. 

Você pode adotar algumas táticas de SEO para otimizar a sua presença no Pinterest. Confira 3 dicas para ampliar o alcance dos seus Pins e produtos:

1) Use palavras-chave no título e na descrição dos seus Pins

Você pode aproveitar ferramentas gratuitas como Keyword Planner ou Ubersuggest para descobrir quais são os termos mais pesquisados pelo seu público. Saber quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio vai ajudá-lo a exibir os seus produtos para um número maior de pessoas!

2) Prefira pastas com títulos claros e informativos

A organização é importante para o Pinterest. Prefira pastas com nomes autoexplicativos, sem muita enrolação. Ah! Se for possível, utilize palavras-chave relevantes para o seu negócio no título da pasta. Isso vai ajudar os usuários a encontrarem seu conteúdo com mais facilidade — além de mostrar para o Pinterest que o seu perfil é um bom candidato para ser exibido nos resultados de busca.

3) Aposte nas hashtags

O uso de hashtags é outro fator capaz de impulsionar suas publicações no Pinterest, mas tome cuidado para não exagerar. A rede social não recomenda mais de 20 hashtags por Pin.

É possível anunciar no Pinterest? 

Sim, é possível anunciar no Pinterest e patrocinar os próprios Pins. Quer colocar a sua loja virtual no topo do Google? Temos aqui no Blog do Mundo um conteúdo só sobre “Como instalar o Pixel do Pinterest para E-Commerce pelo Google Tag Manager”. Vale a pena conferir!

O Pinterest é um excelente canal para divulgar os produtos da sua loja virtual. A rede é gratuita, fácil de usar e tem um público altamente interessado em conteúdos publicados por empresas. 

Não sabe se o Pinterest é o canal certo para o seu tipo de negócio? Confira alguns dos nichos mais populares na rede social antes de fazer a sua conta:

  • Moda, vestuário, beleza, cosméticos
  • Decoração, arquitetura, artesanato
  • Gastronomia
  • Turismo

Não estar em um desses nichos não quer dizer que sua empresa não possa participar do Pinterest, ok? Como a rede está crescendo, as oportunidades são cada vez mais abrangentes.

Mais conteúdos que possam te interessar:

GA4 – Como configurar o acompanhamento de vários domínios do Google Analytics 4

Também siga o Mundo do Traqueamento em outras redes sociais:

Inscreva-se no https://www.youtube.com/channel/UC6mX6bbcEmQoaznI0D7Aw5Q

Siga e curta no https://www.instagram.com/mundodotraqueamento/

Siga e comente no https://twitter.com/traqueamento

Siga também no https://www.linkedin.com/company/mundo-do-traqueamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Traqueamentos News - Inscreva-se agora e receba todas as novidades sobre Cursos, Conteúdos, Materiais e muito mais sobre GTM e GA4

Traqueamento News

Novidades sobre GTM, GA4 e tudo sobre coleta de dados

Conheça os serviços da MdT

Conheça os serviços da MdT

Escolher o Mundo do Traqueamento é a decisão certa para empresas que buscam resultados através de dados. Conheça um pouco dos nossos serviços que poderá ajuda sua empresa a alavancar resultados de diferentes formas.

Tá afim de aprender GTM de forma avançado para e-commerce. Ainda ganhar dinheiro com isso? Esse é o curso pra você!

Já imaginou não depender de integrações que não funcionam e ter um traqueamento 100% pelo GTM. Contrate-nos e melhore seus resultados.

Precisa fazer configurações no GTM mas não consegue porque seu website! não tem Data Layer? Esqueça isso. Fazemos todo o Mapeamento de Data Layer para você!

Precisa de um projeto voltado via Server Side para mitigar os impactos das mudanças recentes de privacidade do usuário, como cookies, IOS14 e outros problemas. GTM Server Side irá te ajudar.

Seu container do GTM está bagunçado e necessitando atualizações e manutenções periódicas para acompanhar todas as plataformas. Nossa equipe de especialista é supimpa para isso

plugins premium WordPress