Quer gerar tráfego e aumentar as suas vendas? O Pinterest pode ser exatamente o que você está procurando. Em 2019, a rede social ultrapassou os 300 milhões de usuários mensais ativos e está ganhando cada vez mais relevância no cenário mundial.
O Pinterest é uma ferramenta de busca visual utilizada por quem procura inspiração em assuntos como moda, culinária, decoração e muito mais. As pessoas pesquisam por temas de interesse, conferem os resultados e salvam o conteúdo em pastas por meio dos famosos “Pins”.
Mas não é só isso! O Pinterest é um local importante de tomada de decisão de compra. Segundo dados da própria ferramenta, 90% dos usuários decidem quais produtos irão adquirir com base no conteúdo consumido dentro da rede.
Pinterest Business: uma vitrine para seus produtos
Quem vende pela internet pode usar o Pinterest como uma grande vitrine para divulgação de produtos. Como já falamos acima, as publicações feitas nessa rede social são chamadas de “Pins”. Ao criar um Pin, o usuário escolhe imagem, título, descrição e ainda pode adicionar um link de destino — algo extremamente interessante para os lojistas virtuais.
A imagem mostra como fazer uma publicação (Pin) no Pinterest.
Assim como outras redes sociais, o Pinterest também possui uma versão voltada para empresas. Depois de fazer seu cadastro na ferramenta, você pode ter acesso a estatísticas profissionais por meio do Analytics do Pinterest Business. Existem duas opções para ter acesso a essa funcionalidade: converter a conta pessoal (caso já possua) em conta empresarial ou criar uma conta empresarial do zero.
A segunda opção é mais indicada para quem quer começar um perfil de aparência profissional. Veja como é fácil criar uma conta empresarial no Pinterest:
1) Acesse o site do Pinterest
2) Clique na opção “criar uma conta business”
3) Insira um endereço de e-mail válido (preferencialmente o e-mail comercial da sua loja)
4) Informe nome, área de atuação e demais características do seu negócio
5) Informe o link da sua loja virtual (ou de alguma página oficial do seu negócio, como Facebook ou Instagram)
6) Nas próximas páginas, o Pinterest vai pedir que você escolha alguns interesses que melhor descrevam o seu negócio. Essa etapa é importante para que a rede social ajude seu conteúdo a ser exibido para as pessoas certas.
Quando estiver com a conta criada, não se esqueça de personalizar o seu perfil para exibir informações relevantes sobre o seu negócio. Adicione uma bio, conecte o Pinterest a suas outras redes sociais e comece a aproveitar o poder dessa ferramenta.
Como vender no Pinterest?
Usar o Pinterest para vender é bem simples. Confira em 4 passos como você pode começar a divulgar seus produtos na rede social:
- Procure pelo símbolo “+” no site ou aplicativo do Pinterest e selecione a opção “criar Pin”
- Use imagens ou vídeos para criar o seu Pin
- Adicione título, descrição e um link de destino
- Escolha em qual pasta o Pin será salvo e clique em publicar
É importante organizar seus Pins em pastas separadas de acordo com o assunto. Por exemplo: um lojista que vende eletrônicos pode fazer vários Pins para divulgar os modelos de celular com os quais trabalha e, na sequência, salvá-los em uma pasta chamada “Smartphones”.
Exemplo de Pin criado pelo perfil da Natura. A marca de cosméticos foi uma das primeiras grandes empresas brasileiras a perceber o potencial de vendas do Pinterest — o que, em 2019, vem garantindo à empresa cerca de 700 mil visualizações mensais.
Ao longo do tempo, os Pins vão funcionar como uma fonte de tráfego para a sua loja. E falando em tráfego, vale a pena mencionar que, proporcionalmente, o Pinterest leva mais tráfego para websites que Facebook, Snapchat e Twitter.
Especificações de imagem, texto e vídeo
Uma boa maneira de criar um perfil visualmente agradável no Pinterest é respeitar as especificações da rede social no que diz respeito ao tamanho das imagens, textos e vídeos publicados. Confira as configurações recomendadas antes de fazer o seu primeiro Pin:
Pin padrão:
- Imagens em formato PNG ou JPEG com tamanho máximo de 32 MB
- Proporção recomendada: 1000 x 1500 pixels
- Você pode usar até 100 caracteres no título e 500 na descrição
Pin de vídeo:
- Arquivos nos formatos .mp4, .mov ou .m4v com tamanho máximo de 2 GB
- Duração entre 4 segundos (mínimo) e 15 minutos (máximo)
- O Pinterest recomenda o uso de vídeos quadrados (proporção 1:1) ou verticais (proporção 2:3 ou 9:16)
Precisando de uma ajudinha para fazer as imagens do seu e-commerce? Existem vários sites online, como o Canva, por exemplo, que simplifica a criação de designs e garante resultados profissionais.
SEO para Pinterest
Assim como o Google, o Pinterest trabalha com um sistema de buscas guiado pelas palavras-chave digitadas pelo usuário. Quando alguém pesquisa determinado termo, a rede social exibe os resultados mais relevantes para aquela pessoa. E como o Pinterest sabe quais resultados exibir?
Vários fatores são levados em consideração, como as categorias nas quais o usuário demonstra ter interesse e os perfis que ele acompanha. Mas o SEO (Search Engine Optimization) também é importante para o Pinterest. Para quem nunca ouviu falar no assunto, SEO é (em resumo) um conjunto de estratégias adotadas por quem quer adquirir relevância nos mecanismos de busca — ocupar a primeira página do Google, por exemplo.
Você pode adotar algumas táticas de SEO para otimizar a sua presença no Pinterest. Confira 3 dicas para ampliar o alcance dos seus Pins e produtos:
1) Use palavras-chave no título e na descrição dos seus Pins
Você pode aproveitar ferramentas gratuitas como Keyword Planner ou Ubersuggest para descobrir quais são os termos mais pesquisados pelo seu público. Saber quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio vai ajudá-lo a exibir os seus produtos para um número maior de pessoas!
2) Prefira pastas com títulos claros e informativos
A organização é importante para o Pinterest. Prefira pastas com nomes autoexplicativos, sem muita enrolação. Ah! Se for possível, utilize palavras-chave relevantes para o seu negócio no título da pasta. Isso vai ajudar os usuários a encontrarem seu conteúdo com mais facilidade — além de mostrar para o Pinterest que o seu perfil é um bom candidato para ser exibido nos resultados de busca.
3) Aposte nas hashtags
O uso de hashtags é outro fator capaz de impulsionar suas publicações no Pinterest, mas tome cuidado para não exagerar. A rede social não recomenda mais de 20 hashtags por Pin.
É possível anunciar no Pinterest?
Sim, é possível anunciar no Pinterest e patrocinar os próprios Pins. Quer colocar a sua loja virtual no topo do Google? Temos aqui no Blog do Mundo um conteúdo só sobre “Como instalar o Pixel do Pinterest para E-Commerce pelo Google Tag Manager”. Vale a pena conferir!
O Pinterest é um excelente canal para divulgar os produtos da sua loja virtual. A rede é gratuita, fácil de usar e tem um público altamente interessado em conteúdos publicados por empresas.
Não sabe se o Pinterest é o canal certo para o seu tipo de negócio? Confira alguns dos nichos mais populares na rede social antes de fazer a sua conta:
- Moda, vestuário, beleza, cosméticos
- Decoração, arquitetura, artesanato
- Gastronomia
- Turismo
Não estar em um desses nichos não quer dizer que sua empresa não possa participar do Pinterest, ok? Como a rede está crescendo, as oportunidades são cada vez mais abrangentes.
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