Um guia para parâmetros UTM no Google Analytics 4

Os parâmetros UTM são informações adicionais que você pode adicionar a links para seu site. O acompanhamento desses parâmetros adicionais no Google Analytics 4 permite uma visualização mais detalhada de como os usuários acessam seu site.

Você já executou campanhas de e-mail marketing e não conseguiu determinar quanto tráfego chega ao seu site a partir dessas campanhas? Adicionar parâmetros UTM aos links em seus e-mails permitirá que você veja os usuários provenientes dessas campanhas e as ações que eles realizam em seu site!

O uso de parâmetros UTM também não se limita apenas a campanhas de e-mail. Continue lendo para saber como usá-los em qualquer uma de suas campanhas!

O que são parâmetros UTM?

Então, o que exatamente são parâmetros UTM? Simplesmente, eles são um conjunto de parâmetros personalizáveis adicionados a uma URL para fornecer mais informações sobre de onde um usuário veio antes de chegar ao seu site.

Por exemplo, se você veicular um anúncio pago no Instagram para uma promoção da Black Friday, talvez tenha o seguinte link em seu anúncio:

Os parâmetros UTM clássicos são utm_sourceutm_mediumutm_campaignutm_term e utm_content. Ao adicionar parâmetros UTM a links, você deve sempre incluir o utm_source, utm_medium e utm_campaign.

A tabela abaixo descreve a finalidade de cada um dos parâmetros.

  • utm_source – Rastreia o referenciador. Por exemplo, youtube.com ou um boletim informativo específico
  • utm_medium – Acompanha o tipo de meio de marketing. Por exemplo, e-mail ou cpc
  • utm_campaign – A campanha específica que você está executando. Por exemplo, black-friday ou boxing-day-sale
  • utm_term – Se você marcar manualmente campanhas de palavras-chave pagas, use esse parâmetro para identificar palavras-chave de pesquisa paga.
  • utm_content – Esse parâmetro é útil quando a mesma campanha é executada em vários locais, levando ao mesmo link para comparar o que faz melhor. Por exemplo, se você tiver a mesma campanha de email, mas usar fotos diferentes no email, poderá usar o parâmetro utm_content para distinguir entre os dois e-mails.

Confira este artigo para saber mais sobre como criar URLs com parâmetros UTM.

Os benefícios do uso de parâmetros UTM

Os parâmetros UTM são personalizáveis, para que você possa escolher a convenção de nomenclatura que melhor se adapte às suas necessidades. Você pode adicionar esses parâmetros a qualquer link em todas as campanhas, incluindo e-mail, afiliado e mídia social.

Usando parâmetros UTM, você pode visualizar métricas e conversões associadas a campanhas de marketing, como receita total ou conversões de sessão. Os relatórios no GA4 permitem particionar os usuários e comparar suas ações em seu site com base na campanha que os leva até lá (veja as palavras finais para saber mais sobre isso).

Isso mostrará quais tipos de campanhas têm o melhor desempenho para que você possa aprender onde concentrar seu tempo e dinheiro. Executar campanhas de marketing custa tempo e dinheiro, por isso é vital ver o impacto que essas campanhas têm em seu negócio.

Organizando seus parâmetros UTM

Se você estiver executando muitas campanhas ou tiver várias pessoas em sua empresa criando campanhas (ou ambas), isso pode ficar esmagador rapidamente!

Você deve gerenciar os parâmetros UTM usados em um único lugar ou em uma ferramenta especializada, como utm.io, para acessar todas as informações da campanha rapidamente e garantir convenções de nomenclatura consistentes.

O Google Analytics 4 diferencia maiúsculas de minúsculas, portanto, se o utm_campaign for black friday, isso não será o mesmo que a black-Friday, exibido em duas linhas separadas em um relatório. Portanto, ter algumas convenções de nomenclatura pré-definidas (por exemplo, sempre usar minúsculas) que todos possam visualizar será útil.

Como adicionar parâmetros UTM a uma URL

Agora que você entendeu o que são parâmetros UTM e quais são seus benefícios, vamos ver como adicioná-los aos links da sua campanha.

Primeiro, você desejará determinar a qual página do seu site a campanha será vinculada. Digamos que a página para a qual queremos vincular seja www.yourwebsite.com/new-product.

Você adicionará um ponto de interrogação (?) ao final do link, que designa parâmetros na URL. Depois disso, você começará com seu primeiro parâmetro UTM. Cada parâmetro de procedimento começará com um e comercial (&).

Suponha que a URL já tenha alguns parâmetros. Nesse caso, coloque um e comercial (&) no final dos parâmetros existentes e, em seguida, adicione os parâmetros UTM separados por e comerciais.

Confira o criador de URLs de campanhas do Google se precisar de ajuda para criar URLs com parâmetros UTM.

Depois de inserir seus parâmetros UTM, a ferramenta enviará o URL da página completa!

Localizando dados de parâmetros UTM no GA4

Agora que você adicionou parâmetros UTM aos links em suas campanhas, convém acessar os dados deles no Google Analytics 4.

Vá para Relatórios > Aquisição > Aquisição de Tráfego (ou Aquisição de Usuários) na interface.

Como a barra lateral do GA4 é personalizável, sua versão pode não ter a mesma aparência da captura de tela fornecida, portanto, o relatório pode estar em um local diferente.

Aqui, você pode escolher os parâmetros que lhe interessam. Adicione uma dimensão primária da lista suspensa e uma dimensão secundária clicando no sinal de adição (+).

A campanha Origem/mídia da sessão e Sessão são um lugar simples para começar, pois você deve incluir esses três parâmetros na URL. Você pode ver várias métricas associadas a esses parâmetros, como usuários, sessões e receita total.

Parâmetros UTM e suas dimensões

Dependendo se você estiver usando o relatório de Aquisição de Tráfego ou o relatório de Aquisição de Usuário, há diferentes nomes de dimensão usados no relatório. Consulte a lista abaixo para obter uma visão geral.

  • utm_medium: use o meio de sessão nos relatórios de aquisição de tráfego ou o meio de primeiro usuário nos relatórios de aquisição de usuário.
  • utm_source: use Origem da sessão nos relatórios de aquisição de tráfego ou Primeira origem do usuário nos relatórios de aquisição de usuário.
  • utm_campaign: use a campanha de sessão nos relatórios de aquisição de tráfego ou a campanha do primeiro usuário nos relatórios de aquisição de usuários.
  • utm_term: use o termo manual de sessão nos relatórios de aquisição de tráfego ou o primeiro termo manual do usuário nos relatórios de aquisição de usuário.
  • utm_content: use o conteúdo do anúncio manual da sessão nos relatórios de aquisição de tráfego ou o conteúdo do anúncio manual do primeiro usuário nos relatórios de aquisição de usuário.
  • utm_id: use o dium de ID de campanha de sessão nos relatórios de aquisição de tráfego ou o ID da campanha do primeiro usuário nos relatórios de aquisição de usuários.

Em geral, as dimensões “Sessão” são encontradas no relatório de Aquisição de Tráfego e as dimensões “Primeiro usuário” no relatório de Aquisição de Usuários.

Observe que utm_source_platform e utm_creative_format não são relatados no GA4.

Visualizando parâmetros UTM em Explorações

Se os relatórios de aquisição predefinidos não fornecerem exatamente o que você deseja, você poderá exibir seus parâmetros UTM em uma exploração.

Vá para Explorar na navegação à esquerda e, em seguida, clique em “Relatório em branco”.

Você encontrará as dimensões relevantes na seção Origem do tráfego. Consulte a tabela na seção anterior para determinar quais dimensões você precisa para obter as informações desejadas.

Selecione as métricas apropriadas dependendo das perguntas que você deseja responder sobre suas campanhas. Para obter uma visão geral de quais campanhas estão resultando na maioria das sessões com conversões, você pode adicionar a métrica Taxa de conversão de sessão.

Arraste as dimensões para a seção Linha e adicione as métricas à seção Valores.

Parâmetros UTM no Google Analytics 4: Palavras finais

Se você estiver executando campanhas de marketing, usar parâmetros UTM é fácil para ajudá-lo a avaliar o impacto das campanhas em seu negócio.

Usar muitos parâmetros UTM personalizados significa que o Google Analytics 4 colocará uma parte considerável do seu tráfego no grupo de canais padrão não atribuído. Você pode adaptar as convenções de nomenclatura UTM para seguir as regras de grupo de canais padrão ou criar um grupo de canais personalizado.

Independentemente de você optar ou não por criar um grupo de canais personalizado, você pode usar os relatórios predefinidos ou Explorações no GA4 para continuar vendo o impacto de suas campanhas!

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