Nesse tópico iremos abordar sobre o Índice de Qualidade de Correspondência Avançada de dados dentro do Gerenciador de Eventos do Facebook.
Reconhecendo e analisando as suas notas
Quando enviamos dados de usuários para o Facebook recebemos uma nota dentro do Pixel compatível com a qualidade do envio desses dados, dessa forma você consegue saber se a nota está boa ou não, se ela está fazendo a desduplicação de eventos corretamente e se seu API de Conversão está funcionando corretamente.
Na imagem acima, através da aba “Qualidade de Correspondência de Eventos” conseguimos ter uma base pra definir a eficácia do envio dos dados de usuário para o servidor/API e também para o navegador.
Iremos fazer uma breve explicação ponto-a-ponto de como você poderá checar se você está tendo resultados satisfatórios a partir da Qualidade de Correspondência de Eventos.
Como exemplo usaremos o evento de Compra que é o evento principal pois ele é sempre o evento que enviará mais dados de usuário para o seu pixel. A tendência é que esse evento esteja sempre com uma nota melhor que os demais eventos por conta disso.
Analisando a qualidade do seu Evento de Compra
A princípio clique na nota do seu evento que se encontrará do lado direto, na aba “Qualidade de Correspondência de Eventos“, imediatamente você visualizará uma etapa semelhante a imagem abaixo:
Na primeira aba temos “Visão Geral do Evento“, ele irá fazer uma demonstração por gráfico de ANTES e DEPOIS da configuração de API.
Uma coisa que se deve notar nessa aba é a quantidade de eventos que são enviados pelo WEB e pelo SERVER, a quantidade precisa ser exatamente igual. Um ponto importante é: No geral, integrações nativas da loja/ecommerce tendem a enviar os eventos de forma errônea causando uma discrepância entre os dados enviados do WEB e do SERVER, nesse sentido, é sempre indicado que toda instalação e configuração seja realizada via Google Tag Manager pois isso garantirá uma maior precisão de envio de eventos.
Voltando para a aba “Qualidade do Evento”. Ela servirá pra indicar quais dados do evento estão sendo enviados. No Facebook a maior nota que pode ser alcançada é Ótima, sinal de que TODOS os dados estão sendo enviados corretamente. O principal dado de cada evento, por padrão, sempre será o e-mail, depois Telefone, a partir daí todos os dados possuirão a mesma nota.
Observação: Todos os dados de usuários enviados para o Facebook precisarão ser enviados FORMATADOS seguindo a documentação oficial do Facebook.
A próxima aba a ser analisada é a de Desduplicação de Evento. Quando enviamos algum evento ele enviará tanto pelo SERVER como também pelo WEB, sendo assim, eles precisam possuir um parâmetro chamado “Event ID” para evitar que os dados sejam enviados duplicados. Dentro do Google Tag Manager essa instalação do Event ID precisa ser feita de forma manual.
A próxima aba será Nivel de Atualidade dos Dados. Quando é realizada a configuração do Facebook API há possibilidades do Servidor ter um delay que pode variar entre Horas, Dias ou até Semanas. Caso esteja marcando no seu gerenciador “Tempo Real” é sinal de que seus eventos tanto WEB como SERVER estão sendo enviados de forma simultânea. Essa aba também pode te orientar no envio de dados offline, uma vez que os dados coletados de servidor poderão ser enviados até uma semana depois da conversão WEB ter sido realizada e registrada.
A próxima aba a ser analisada é Atividades de Amostra, ela servirá para mostrar se os dados que estão sendo enviados ja estão sendo desduplicados pela configuração do Event ID, exemplo: se aparecer WEB e “Pixel da Meta” é sinal de que a desduplicação já está funcionando, entretanto, se aparecer como “Servidor”, é sinal de que ainda não foram desduplicados.
A próxima aba a ser analisada é “Conjunto de Anúncios“, servirá pra definir quais conjuntos de anúncios estão usando determinado evento, por exemplo, campanhas com intenção de Compra utilizará o evento de Compra como objetivo. Também irá mostrar como está sendo feito o uso do evento, se é uma campanha que está usando pra Otimização, Direcionamento, etc.
E por último, iremos verificar a aba “Origem de Eventos”, que servirá pra informar em qual local ocorreu determinado evento. Exemplos: Site, App, Offline, etc. Ele dará um gráfico demonstrativo com todas as informações de onde ocorreram essas conversões e eventos.
Realizando configurações e Melhorias pelo GTM
Agora que já conhecemos todas as abas do Gerenciador de Eventos e suas respectivas funções, iremos realizar algumas configurações dentro da plataforma do Google Tag Manager afim de garantir melhorias de performances dos seus eventos, confira abaixo:
Esse é um exemplo de TAG que enviamos para o Facebook API, enviamos ele com todos os parâmetros de usuário como por exemplo: user_data.email_address, user_data.phone_number, user_data.address.city, etc. Enviamos não só os dados de usuários como também dados de Cookies como x-fb-ck-fbp e x-fb-ck-fbc. Dados do produto como: x-fb-cd-content_ids, x-fb-cd-content_category.
Observação: Todos os dados que você envia para o servidor precisarão ser enviados via web também. Tanto dados do usuários, como Cookies e Dados do Produto.
Isso tudo precisará ser configurado corretamente e manualmente para garantir uma melhor performance dos seus eventos, uma melhor qualidade de envio de correspondência dos dados.
Essa é uma dica de como não só analisar como também garantir que você terá as melhores notas com as informações corretas.
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