Aumente conversões com API do Facebook via GTM: guia completo incluindo Stape IO e DNS personalizado

Nesse artigo iremos auxiliar a configuração do API do Facebook via Google Tag Manager. Iremos configurar o container do GTM WEB, Server e a hospedagem.

Pra esse artigo iremos usar um negócio local, que terá foto na captação de leads de formulário e WhatsApp.

Configurando as Tags WEB para Facebook

De início, precisamos definir quais serão os eventos e conversões a serem realizadas dentro do site. Exemplo: Preenchimento de formulários, cliques para links externos ou cliques para contato pelo WhatsApp, telefone, etc.

Tendo isso definido vamos fazer a primeira TAG. A primeira TAG por padrão será sempre a de “Pageview”, selecione a TAG oficial do Facebook nos modelos de TAG e siga o padrão abaixo, definindo seu ID do Pixel, o evento que será enviado e ativando a função “Enable Advanced Matching” que será usada para coletar dados de usuário e melhorar a correspondência de dados.

Agora na aba de “Customer Information Data Parameters” adicionaremos os seguintes parâmetros: Country que receberá o parameter value “br” e External ID que você irá precisar criar uma variável de Cookie Primário com o nome “_ga” e depois use uma variável de JavaScript Personalizado com o seguinte função: “

function() {

  return {{Cookie Primário – _GA}}.slice(6);

}

Feito isso, salve.

Traqueamento News

Novidades sobre GTM, GA4 e tudo sobre coleta de dados

Na aba “Property Name” adicione duas propriedades: “FBC” e “FBP”. Para o valor da propriedade “FBP” crie uma variável de Cookie Primário e renomeie como “_fbp”. Faça o mesmo para “FBC” e adicione o nome “_fbc” e salve. Siga o exemplo abaixo.

Por fim, na aba “More Settings” adicione o parâmetro de Event ID para desduplicação de eventos e adicione “All Pages” como acionador.

Para a próxima TAG usaremos uma cópia da TAG anterior de “Pageview” e iremos renomear como “FB – Lead – WhatsApp” pois ela será uma tag para o evento de WhatsApp, em ‘Event Name’ podemos escolher a opção custom e criar um evento personalizado chamado “Lead – WhatsApp” conforme o exemplo abaixo:

Já para o acionador usamos o acionador de “Link Click” pois se trata de uma conversão que utiliza um link externo como por exemplo o WhatsApp, sendo assim, iremos usar uma condição para esse acionador para que ele dispare sempre que tiver dentro do link o nome “whatsapp”. Siga o exemplo abaixo:

Outra dica que damos, sempre que for criado um evento ou conversão que precise contabilizar uma única vez por usuário indicamos que você ative a seguinte opção na sua tag:

Fazendo isso você evitara que suas tags enviem mais de um evento por usuário causando divergências nos resultados de campanha.

Para a tag do formulário podemos fazer um acionador apartir da página de “obrigado” que é disparada quando um lead preenche um formulário dentro do seu site. Siga o passo-a-passo abaixo.

Para a TAG vamos usar as seguintes configurações:

E para o acionador essas configurações abaixo:

Feito isso, salve sua TAG de formulário.

Também iremos fazer uma TAG para criar públicos de usuários que cairam dentro de uma página especifica no seu site, pra isso siga o exemplo a seguir:

Use a seguinte configuração para a TAG:

E essa pra acionador, sempre considerando as informações de page URL ou page PATH do seu site.

Ja fizemos todos as TAGS que serão enviadas do Navegador, na próxima parte iremos fazer as tags de API, para isso iremos usar o evento do GA4 que será nosso “Client” pra enviar todos os dados para o servidor.

Configurando as Tags WEB para Facebook API

A primeira tag a ser feita será a de formulário e atente-se a nomenclatura da Tag, ela deverá ser a mesma das TAGS de Facebook WEB conforme o exemplo abaixo:

Também iremos usar a opção “Event Parameters” para enviar parâmetros personalizados ao servidor, seguindo a imagem abaixo adicione os seguintes parâmetros:

action_source com o valor “website”, first_party_collection com o valor “true”, event_id com o parâmetro de “Event ID” usado anteriormente, para o parâmetro “event_time” crie uma Variável de JavaScript personalizada com o seguinte código:

“function() {

return Math.round(new Date().getTime() / 1000);

}”

Os próximos serão “x-fb-ck-fbp” e “x-fb-ck-fbc“, para esses parâmetros use os Cookies de FBC e FBP criados anteriormente. Para o parâmetro de x-fb-ud-external_id use o valor de “User ID” que já havia sido criado anteriormente e para o parâmetro “user_data.address.country” use o valor “br”.

Por fim, adicione o acionador que foi feito para captação de formulário e salve.

Dessa vez iremos fazer a mesma coisa para o evento de “Página de Consultoria”, conforme a configuração abaixo:

Adicione o acionador correspondente e salve.

Dessa vez iremos fazer a mesma coisa para o evento de “Lead – WhatsApp”, conforme a configuração abaixo:

Adicione o acionador correspondente e salve.

Para a próxima etapa iremos criar um novo container para o servidor seguindo o passo-a-passo abaixo:

Copie o código gerado no GTM SERVER, será necessário para vincular ao Stape.IO.

Configurando o STAPE.IO

Agora, dentro do Stape.IO, após fazer o seu cadastro, siga o passo-a-passo para criar seu contâiner.

Vale ressaltar que o Stape.IO mensalmente te dará de forma gratuita 10mil eventos, caso ultrapasse a quantidade de eventos ele passa a cobrar um valor que começa inicialmente em 20 doláres.

Quando seu contâiner dentro do Stape.IO estiver feito ele vai gerar um link temporário que você irá precisar vincular ao seu GTM Server.

Configurando o GTM SERVER

Copie o link e cole no GTM Server seguindo o passo-a-passo abaixo.

Agora, para configurar as TAGS do servidor primeiramente iremos na etapa de “Variáveis” e incluir uma nova variável seguindo o exemplo abaixo:

Também iremos criar um acionador para a TAG do Server conforme exemplo na imagem:

Agora, para criar a TAG busque nas Tags criadas pela comunidade a tag “Conversion API tag” e adicione-a ao GTM. Insira seu Pixel e dentro do seu Gerenciador do Facebook procure o seu API Acess Token.

Para localizar o Token do seu Pixel API selecione o seu Pixel e busque a opção “Gerar token de Acesso” na aba “Configurações”.

Assim que tiver o Token adicione a sua TAG, insira o Acionador criado anteriormente e salve, ficará semelhante a imagem abaixo:

Por fim, publique seus contâiners de GTM WEB e GTM Server para que toda sua configuração comece a funcionar.

Também siga o Mundo do Traqueamento em outras redes sociais:

Inscreva-se no https://www.youtube.com/channel/UC6mX6bbcEmQoaznI0D7Aw5Q

Siga e curta no https://www.instagram.com/mundodotraqueamento/

Siga e comente no https://twitter.com/traqueamento

Siga também no https://www.linkedin.com/company/mundo-do-traqueamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Traqueamentos News - Inscreva-se agora e receba todas as novidades sobre Cursos, Conteúdos, Materiais e muito mais sobre GTM e GA4

Traqueamento News

Novidades sobre GTM, GA4 e tudo sobre coleta de dados

Conheça os serviços da MdT

Conheça os serviços da MdT

Escolher o Mundo do Traqueamento é a decisão certa para empresas que buscam resultados através de dados. Conheça um pouco dos nossos serviços que poderá ajuda sua empresa a alavancar resultados de diferentes formas.

Tá afim de aprender GTM de forma avançado para e-commerce. Ainda ganhar dinheiro com isso? Esse é o curso pra você!

Já imaginou não depender de integrações que não funcionam e ter um traqueamento 100% pelo GTM. Contrate-nos e melhore seus resultados.

Precisa fazer configurações no GTM mas não consegue porque seu website! não tem Data Layer? Esqueça isso. Fazemos todo o Mapeamento de Data Layer para você!

Precisa de um projeto voltado via Server Side para mitigar os impactos das mudanças recentes de privacidade do usuário, como cookies, IOS14 e outros problemas. GTM Server Side irá te ajudar.

Seu container do GTM está bagunçado e necessitando atualizações e manutenções periódicas para acompanhar todas as plataformas. Nossa equipe de especialista é supimpa para isso

plugins premium WordPress