[GA4] Conversões Otimizadas e API Protected Audience (API Audiência Protegida)

O Google revelou recentemente que as conversões otimizadas, anteriormente um recurso exclusivo do Google Ads, agora serão integradas ao Google Analytics 4. Esta mudança faz parte da iniciativa mais ampla do Google para lançar a API Protected Audiences. A incorporação desses recursos no GA4 é um passo significativo, pois permitirá que as empresas mantenham conexões com seus clientes em uma era pós-cookies de terceiros.

À medida que exploramos esses recursos, descobriremos os benefícios que eles trazem e as implicações que têm para o futuro do marketing digital e da análise.

O que são conversões otimizadas e como usá-las

As conversões otimizadas foram projetadas para melhorar a precisão e a abrangência do acompanhamento de conversões. Isso permite que você colete dados próprios do seu site (como nomes, números de telefone e endereços de e-mail) e os envie em formato criptografado usando o algoritmo de hash.

Por exemplo, um usuário clica no seu anúncio, visita seu site e fornece o endereço de e-mail. Mesmo que eles não concluam a compra imediatamente, mas o façam mais tarde, o endereço de e-mail com hash fornecido durante a confirmação do pedido permite que o Google vincule a conversão ao clique original no anúncio. Também é eficaz nos casos em que um usuário pode interagir com seu anúncio e site usando diferentes dispositivos ou contas de e-mail, pois o Google pode usar outros identificadores, como números de telefone, para vincular essas interações.

As vantagens:

  • A coleta de dados próprios (como endereços de e-mail, números de telefone etc.) fornecidos pelos usuários do seu site. Esses dados são criptografados e enviados ao GA4, garantindo o cumprimento das leis de privacidade. Você não precisa depender de cookies de terceiros.
  • As conversões otimizadas permitem que o GA4 corresponda as interações dos usuários em seu site com suas contas do Google, permitindo assim uma atribuição de conversão mais precisa.
  • Com a ajuda das contas do Google, o GA4 pode compreender e atribuir melhor as conversões que ocorrem em diferentes dispositivos e sessões.
  • Embora as conversões otimizadas tenham origem no Google Ads, sua integração ao GA4 significa uma abordagem mais unificada e abrangente para rastrear conversões nas plataformas do Google. Essa integração permite um fluxo contínuo de dados de conversão entre o GA4 e o Google Ads.

Implementando conversões otimizadas no Google Analytics 4

1. Abra sua propriedade GA4 e à esquerda clique em “Admin”. Vá para “Fluxos de dados”.

conversões otimizadas

2. Escolha seu fluxo de dados da web e role para baixo até “Tag do Google”. Em seguida, clique em “Definir configurações de tags”.

3. Role para baixo até “Permitir recursos de dados fornecidos pelo usuário”.

4. Ative “Detectar automaticamente dados fornecidos pelo usuário”.

5. (Recomendação). Esteja sempre atento às leis e regulamentos de privacidade, como GDPR ou CCPA. Certifique-se de ter o consentimento dos usuários para coletar e usar seus dados, especialmente para conversões otimizadas.

6. (Recomendação para vincular GA4 ao Google Ads). Vincule sua propriedade GA4 à sua conta do Google Ads para aproveitar os dados de conversão otimizada em suas campanhas publicitárias.

Para obter orientações e informações detalhadas, você pode consultar o artigo completo na página de ajuda do Google Analytics aqui.

O que é API de público protegido

A API Protected Audiences apresenta um novo método de direcionamento de público e proteção de dados. Ele garante que a segmentação do público-alvo não seja apenas eficaz, mas também compatível com as crescentes regulamentações globais de privacidade de dados.

Características principais:

  • Os navegadores podem armazenar grupos de interesse, que são categorias de usuários com base em seus interesses. Esses dados são armazenados diretamente no navegador do usuário, e não em servidores externos, aumentando a privacidade.
  • Os navegadores podem realizar leilões no dispositivo. Isso significa que a decisão sobre quais anúncios exibir é feita localmente no dispositivo do usuário, com base nos grupos de interesse armazenados, sem a necessidade de rastrear o comportamento do usuário em diferentes sites.
  • A API oferece suporte a uma forma de renderização de anúncios que ocorre em um ambiente controlado conhecido como Fenced Frames. Essa abordagem isola o anúncio do restante do conteúdo da página da web, garantindo ainda mais a privacidade do usuário e evitando qualquer possível vazamento de dados.
  • Recuperação de informações em tempo real. Isso pode ser usado por anunciantes e editores para diversos fins, como cálculo de orçamento em tempo real ou garantia de conformidade com políticas.
  • Os navegadores podem lembrar em qual anúncio o usuário está interessado, com base em suas atividades anteriores na web, sem a necessidade de rastreamento entre sites ou dependência de cookies de terceiros.

Como a API Protected Audience pode ser usada

Por exemplo, um usuário visita uma loja de roupas online e demonstra interesse em um determinado estilo de jaquetas, mas não efetua uma compra. Posteriormente, quando o usuário navegar na Internet, a API Protected Audience pode permitir que o navegador exiba anúncios daquela loja de roupas, destacando especificamente jaquetas ou itens relacionados, sem depender de cookies de terceiros.

Ou aqui está outro caso de uso: um usuário pesquisa voos e hotéis em um destino específico, mas não reserva imediatamente. A API Protected Audience poderia posteriormente facilitar a exibição de anúncios de promoções de viagens ou ofertas de hotéis naquele destino enquanto o usuário navega em outros sites. Esta abordagem basear-se-ia no interesse demonstrado pelo utilizador, mas seria feita de uma forma que respeitasse a sua privacidade e evitasse o rastreio entre sites.

Basicamente funciona assim:

  • O usuário interage com o site que deseja anunciar seus produtos.
  • O navegador ingressa em um grupo de interesse.
  • O usuário visita outros sites que exibem anúncios.
  • O leilão de anúncios é realizado no dispositivo do usuário. O anúncio mais desejável com base no código do vendedor é escolhido.
  • O anúncio vencedor é exibido.
  • Os resultados sobre o resultado do leilão são relatados.

E se você estiver procurando métodos e parâmetros de API específicos:

  • Guia de compradores para joinAdInterestGroup() e generateBid().
  • Guia do vendedor para a API Protected Audience runAdAuction()
  • Guia do comprador para reportWin() e guia do vendedor para reportResult()
  • Solucionar problemas da API Protected Audience.

Conclusão

Aproveite as vantagens das conversões aprimoradas e da API de público protegido e use os dados próprios enquanto segue as normas de privacidade. Nesta postagem do blog, discutimos como eles podem melhorar a precisão dos dados de conversão, refinar o gerenciamento de lances e orçamento e otimizar de maneira geral suas campanhas publicitárias.

Para obter assistência na configuração do rastreamento do lado do servidor e para se manter à frente no cenário em evolução da publicidade online em 2024 e além, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para obter orientação especializada.

Créditos Tradução: Stape.io – Clique aqui para ler a matéria original

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