Você sabe quais são as configurações indispensáveis para você ter instaladas em seu Google Analytics 4 (GA4)?
Existem algumas configurações essenciais que você precisa ter no GA4, se você quiser um funcionamento efetivo da plataforma. Acompanhe o artigo e aplique essas dicas!
Inicialmente, com seu Google Analytics 4 (GA4) aberto, no canto inferior vá em ‘Administrador’, em seguida ‘Configurações da propriedade’. Verifique se sua configuração está no fuso horário correto (Brasil, Horário São Paulo) e a moeda como Real brasileiro (R$). Isto é importante para que o nosso evento de Purchase, no Google Tag Manager (GTM), não tenha problemas em seu funcionamento, com o currency de sua receita configurado de acordo de maneira padrão.
Agora vá em ‘Gerenciamento de acesso à propriedade’. Este é o local onde são fornecidos os acessos da conta para seus gestores.
O próximo passo é o ‘Fluxo de Dados’. Nele temos o ‘ID da métrica’, essa é a informação que será usada para auxiliar na configuração do Google Tag Manager (GTM). A partir dele você também consegue desabilitar alguns eventos padrões do Google Analytics 4 (GA4).
Em seguida, em ‘Configurações de Dados’, é importante habilitar sua subdivisão ‘Coleta de dados’ (‘Vamos começar’) para um remarketing eficaz, além da marcação demográfica dos usuários, a partir da plataforma Google Analytics 4 (GA4). Ao final, não esqueça de confirmar a coleta de dados.
Logo após, temos a ‘Retenção de Dados’, que contém os dados dos usuários e eventos de seu site, deixe configurado em 14 meses.
Finalizando a sessão de ‘Configuração de Dados’, temos a subdivisão ‘Filtro de Dados’. Nela é possível configurar o tráfego interno. Como por exemplo, quando faz-se muitos testes de plataforma no Google Analytics 4 (GA4) e Google Tag Manager (GTM), o filtro pode ajudar para o teste não ser computado em um relatório.
Na ‘Importação de dados’, pode-se fazer a importação de dados externos para o Google Analytics 4 (GA4).
Seguidamente, temos ‘Identidade do relatório’, que é basicamente a identificação do usuário, onde temos a opção do método ‘Misto’ e do método ‘Observado’, sendo o ‘Misto’ a identificação padrão, de acordo com o ID do Usuário.
As ‘Configurações de atribuição’ também são muito importantes. O seu ‘Modelo de atribuição’ de relatórios padrão é “último clique”, dessa forma ele contabiliza a partir do último clique os eventos e sessões iniciadas, baseado nos dados do site. Em ‘Janela de lookback’ em ‘Eventos de conversão de aquisição’, mantenha como 30 dias e ‘Todos os outros eventos de conversão’ como 90 dias.
No histórico de alteração da propriedade, como adicionar ou tirar usuários da gestão da conta.
E na aba ‘Solicitações de exclusão de dados’ é possível solicitar a exclusão de sua conta no Google Analytics 4 (GA4).
Em ‘Vinculações do Google Ads’, pode-se vincular sua conta do Google Ads no seu Google Analytics 4 (GA4), integração essencial para conseguir arrecadar os relatórios de campanhas do Google Ads de maneira automatizada, além de alguns dados de UTM.
O ‘Merchan Center’ também é recomendada sua configuração, com ele é possível a visualização de métricas ligadas aos produtos acessados em seu site, através de relatórios.
Vinculando a sua conta do Google Analytics 4 (GA4) ao Search Console, é possível ver dados orgânicos e pesquisas feitas em nome da sua empresa.
Essas são todas as configurações necessárias que o seu Google Analytics 4 (GA4) deve ter instalada e veiculada, para um ótimo funcionamento da plataforma, aquisição de métricas e relatórios bem elaborados.
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