GA4 – Como configurar o acompanhamento de vários domínios do Google Analytics 4

Se você possui vários sites e está interessado em entender como seus usuários se comportam de maneira diferente em cada um deles, o GA4 oferece uma solução conhecida como acompanhamento de vários domínios. 

O acompanhamento de vários domínios do GA4 é realmente muito fácil de configurar com o Gerenciador de tags do Google. 

No entanto, existem algumas considerações e possíveis contratempos a serem lembrados durante o processo, e estamos aqui para ajudá-lo com isso! 

Aqui está um esboço do que vamos aprender:

  • O que é o acompanhamento entre domínios?
  • Como configuro o acompanhamento de vários domínios no Google Analytics 4?
  • Como saber se o Cross Domain Tracking está ativado?
  • Como configurar o acompanhamento de vários domínios para subdomínios?
  • Perguntas frequentes

Vamos começar! 

O que é o acompanhamento entre domínios?

O acompanhamento de vários domínios permite reconhecer os mesmos usuários enquanto navegam entre sites diferentes. 

Tecnicamente falando, o Google Analytics identifica os usuários e suas sessões atribuindo a cada um deles um identificador. 

O identificador de um usuário é o ID do cliente, enquanto o da sessão é o ID da sessão. 

É importante observar aqui que o GA4 não rastreia fisicamente os usuários. Em vez disso, cada usuário é identificado por meio dos navegadores ou dispositivos usados ​​para acessar sites.

Conforme você navega pelos domínios, esses identificadores são armazenados em cookies e seus valores são adicionados a todos os links (links de saída) que levam você a outro site. Isso é obtido por meio de um parâmetro de URL. 

Por que o acompanhamento de vários domínios é importante?

Este processo é muito importante por duas razões.

Primeiro, ele permite que você entenda as jornadas do usuário à medida que navegam em diferentes domínios. Em segundo lugar, garante que os dados em seus relatórios sejam mais precisos. 

Vejamos um exemplo comum.

Digamos que você esteja executando uma campanha de marketing que leva os usuários a conhecer seu produto/serviço no site A. Os visitantes interessados ​​são direcionados ao site B para concluir uma conversão que pode ser uma compra ou inscrição. 

Se você não tiver o acompanhamento de vários domínios configurado:

  • Você não poderá saber quais de suas campanhas de marketing são responsáveis ​​por gerar vendas ou conversões
  • Seus relatórios do GA4 serão inflados. Eles mostrarão mais usuários e sessões do que o número real. Isso acontece porque cada visita do primeiro site ao segundo será contabilizada como um novo usuário com uma nova sessão 

Agora que entendemos a importância do acompanhamento de vários domínios, vamos direto para como implementá-lo! 

Como configuro o acompanhamento de vários domínios no Google Analytics 4?

Observação: verifique se você instalou a mesma propriedade do GA4 em todos os sites que deseja acompanhar.

Isso significa que você deve ter o mesmo ID de medição instalado em cada domínio. Ter um ID de medição significa que você já instalou o Google Analytics. O primeiro passo é ir para a seção de administração da sua conta. Você pode acessá-lo indo até o canto inferior esquerdo da página da sua conta e clicando com o botão direito do mouse em Administrador

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Na coluna Propriedade, você encontrará uma lista de opções. Selecione Fluxos de dados . 

Isso abrirá uma seção no lado direito da tela que mostrará todos os fluxos de dados vinculados à sua conta. Estes são seus sites e aplicativos. 

No exemplo a seguir, há apenas um fluxo de dados que usaremos para fins de demonstração. O seu pode parecer com https://meusite.com/ .

Como estamos lidando com sites neste exemplo, clique com o botão direito do mouse em Rede e selecione seu stream.

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Role até a parte inferior da página e clique em Definir configurações de tag .

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Selecione Configurar seus domínios para especificar uma lista de domínios para medição entre domínios. 

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Aqui, você adicionará os domínios que deseja para acompanhamento de vários domínios. Para fazer isso, clique em Adicionar condição .  

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Em Tipo de correspondência, selecione Contém.

Na caixa Domínios, você pode adicionar seu domínio. O domínio neste exemplo é mundodotraqueamento.com , então se o seu for www.meusiteA.com , coloque em meusiteA.com.

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Repita o processo a partir de Adicionar condição para incluir seu segundo domínio e clique em Salvar . 

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Observação: se você tiver acompanhamento de vários domínios no Universal Analytics, precisará verificar se os mesmos domínios estão sendo acompanhados no GA4.

Como saber se o Cross Domain Tracking está ativado?

Existem várias maneiras de verificar o acompanhamento de vários domínios no Google Analytics, e veremos algumas que você pode usar para validação. 

Primeiro, aguarde cerca de 5 minutos para que suas alterações sejam processadas. Em seguida, vá para o seu primeiro site (www.websiteA.com) e clique em qualquer link de saída que o leve ao segundo site (www.websiteB.com). 

Nosso exemplo é de um site que promove ofertas de produtos da loja online (ambos são demos). 

Depois de ser enviado para o segundo domínio, dê uma olhada na URL. Você notará que é bem longo. Procure especificamente pelo parâmetro _gl. 

Se estiver presente, parabéns! O acompanhamento de vários domínios foi ativado para você. 

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Para outra maneira de testar sua configuração, instale e ative a extensão do Chrome do Google Analytics Debugger e navegue até o relatório Visão de depuração no GA4 .

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Volte ao seu primeiro site e atualize a página. No relatório DebugView (Visualização de Depuração), você verá um evento page_view (visualização de página) que teria ocorrido na mesma época em que você visitou sua página. 

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Selecione-o e os detalhes relacionados ao evento aparecerão. Em Parâmetros, observe o seguinte:

  • ga_session_id
  • page_location

Neste exemplo, o ga_session_id é 1659237 . Observe que esse ID é único, portanto, o seu será diferente. Além disso, deve permanecer o mesmo quando você clica em um link que o direciona para o outro domínio.

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De volta ao seu primeiro domínio! Clique em qualquer link de saída apontando para o segundo domínio e repita o processo que acabamos de concluir no relatório DebugView (Visualização de Depuração). 

O ga_session_id deve ser igual ao primeiro. No entanto, o parâmetro page_location deve ser para o segundo domínio. 

Nesse ponto, você pode ter certeza de que os usuários e suas sessões persistem enquanto navegam pelos domínios. 

Como configurar o acompanhamento de vários domínios para subdomínios?

O GA4 rastreia subdomínios automaticamente. Como resultado, você não precisa passar pelo mesmo processo que abordamos acima.

Para ter uma ideia de como isso funciona na realidade, vamos ver como o acompanhamento de subdomínios aparece no GA4. 

Os subdomínios ajudam você a criar partes separadas (que também incluem sites vinculados separados) do seu site. Este é frequentemente o caso de blogs, lojas online ou conteúdo localizado que precisam ser organizados de forma diferente enquanto permanecem conectados a um site principal. 

Por exemplo, digamos que você possua um site chamado www.meusiteA.com . 

Se você atende cidades diferentes com ofertas variadas, seus subdomínios podem se parecer com www.newyork.meusiteA.com ou www.paris.meusiteA.com 

Aqui, o site www.Measure.school e nosso subdomínio www.demoshop.measure.school serão usados.

Observação: lembre-se de que você não precisa configurar nada para o acompanhamento de subdomínios. Você não deve adicionar seu subdomínio ou domínio na seção Configurar seus domínios. 

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Essa área deve ficar em branco, a menos que você esteja fazendo o acompanhamento de vários domínios para um domínio completamente diferente (depois, será semelhante à nossa configuração anterior). 

Vamos visitar nosso domínio www.Measure.school para gerar um evento de exibição de página. Em seguida, iremos para o relatório de DebugView (visualização de depuração)Uma vez lá, preste atenção ao session_id

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Em nosso domínio principal www.measureschool.com, vamos clicar em um link que nos envia para nosso subdomínio www.demoshop.measure.school que é nossa loja de demonstração. Isso gerará um novo evento de exibição de página no DebugView .

Volte para o Debugview, selecione o novo evento page_view e, em Parameters, observe o ga _ session_id mais uma vez. O número de identificação deve ser o mesmo. 

Isso prova que a implementação do acompanhamento de vários domínios para subdomínios não é necessária, pois o GA4 faz o trabalho para você. 

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Perguntas frequentes

O que é o acompanhamento de vários domínios no Google Analytics 4?

Conceitualmente, o acompanhamento de vários domínios no Google Analytics 4 não é diferente de sua versão anterior. A única diferença é que o GA4 facilita a configuração em apenas alguns cliques. 

O acompanhamento de vários domínios é uma maneira de identificar usuários que navegam em diferentes domínios sem tratá-los como usuários separados. 

O Google Analytics identifica os usuários atribuindo a cada um ID de cliente e um ID de sessão exclusivos. Ambos permanecem consistentes à medida que os usuários visitam outro site onde o acompanhamento de vários domínios é implementado. 

Sem esse recurso de vinculação, um visitante que vá de um site para outro será considerado duas pessoas diferentes (especificamente dois navegadores ou dispositivos diferentes). 

Os subdomínios precisam de acompanhamento entre domínios?

Não! Se você tiver o mesmo ID de avaliação do GA4 em todos os subdomínios, não precisará do acompanhamento de vários domínios. Os cookies são criados por padrão em seu domínio principal e permanecem em seus subdomínios.

Preciso configurar a lista de exclusão de referência para acompanhamento entre domínios no Google Analytics 4?

Isso não é necessário. Depois de configurar seus domínios, o GA4 cuidará disso automaticamente. 

No entanto, você deve adicionar à lista de exclusão de referência quaisquer domínios de terceiros envolvidos no processo de transação ou no gerenciamento de interações de chave. 

Geralmente, são gateways de pagamento como PayPal ou plataformas de marketing por e-mail que enviam etapas de recuperação de senha para sua lista de e-mail.

Há casos estranhos em que seu domínio pode aparecer no relatório de referência. Nesse caso, você deve incluí-lo na lista de exclusão de referência.

Além disso, você pode criar um relatório de origem/mídia no GA4 para examinar quais canais são passados ​​como tráfego de referência.

Segui tudo, mas o rastreamento entre domínios ainda não funciona. O que posso fazer?

Se, por algum motivo, você não vir o parâmetro _gl na URL do domínio de destino, verifique se o domínio corresponde ao da seção Configurar seus domínios

Se isso não funcionar, o problema provavelmente se origina de configurações anteriores no domínio de destino. Isto é devido a duas razões:

  • Redirecionamentos de URL 
  • Scripts conflitantes

Em ambos os casos, você precisará da ajuda de um desenvolvedor.

Em alguns casos, seu domínio de destino pode ter um redirecionamento ou remover rapidamente o parâmetro _gl que foi adicionado ao URL. Você pode resolver esse problema pedindo ao desenvolvedor para garantir que o parâmetro _gl não seja descartado. 

Quando se trata de conflitos com outros scripts, um método javascript como Event.stopPropagation() pode impedir que seu evento borbulhe no DOM. 

Simplificando, quando um usuário clica em seu link, essa informação e qualquer outra relacionada percorrerá uma série de elementos HTML para chegar a um ouvinte de eventos que aguarda para registrá-lo. 

O problema ocorre quando alguns scripts impedem que essas informações cheguem ao ouvinte. 

Resumo

Bom trabalho! Você chegou até o fim!

Os recursos do GA4 podem parecer tão claros quanto lama para muitas pessoas. No entanto, esse não é o caso do acompanhamento de vários domínios. Comparado ao seu antecessor GA3, esse recurso é muito mais fácil de configurar.

Você implementou com sucesso o acompanhamento de vários domínios? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

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