Como Instalar o Pixel do TikTok pelo Google Tag Manager?

Você sabia que é possível implementar o pixel do TikTok através do Google Tag Manager?

Vamos entender como esse processo funciona, desde o evento de page view até o evento de Purchase.

É necessário, primeiramente, fazer a configuração do funil do TikTok. Começamos instalando a tag base do TikTok, que é o page view. Em sua conta na plataforma, você encontra o pixel que iremos utilizar para configuração a seguir.

Após localizar esse pixel, crie uma nova tag. Nomeie como “0 – TikTok – Pageview”. Em configuração de tag, selecione a opção de ‘HTML personalizado’. Agora, na área abaixo, cole o pixel adquirido anteriormente. Como acionamento, escolha “All Pages”. Sua configuração deve ficar como a imagem abaixo.

TikTok

Em seguida, vá em ‘Variáveis’ – ‘Configurar’ e selecione os seguintes botões: ‘Click Classes, Click ID, Click Target, Click URL, Click Text, Page URL, Page Hostname, Page Path, Referrer e Event’. Assim como demonstrado a seguir.

TikTok
TikTok

Volte em tags e clique em visualizar, para coletar as informações de Data Layer. Para abrir as informações da Data Layer, selecione um produto do seu ecommerce.

TikTok

No GTM, adicione uma nova tag. Seguindo o padrão da configuração de funil do TikTok, nomeie como “1 – TikTok – View Content”. Em ‘Configurações de tag’, vá em ‘descubra mais tipos de tag na Galeria de modelos da comunidade’ e procure por ‘TikTok Pixel’. No Pixel ID, faça a configuração permanente do pixel do TikTok. Coloque o tipo de evento correspondente.

TikTok

Em continuidade da configuração dessa tag, é preciso completar algumas informações a partir do Data Layer. Será necessário a criação de variáveis de camada de dados, assim como visualizado na imagem abaixo.

TikTok

O acionador será configurado através de um evento personalizado. Em nome do evento escreva “gtm.load”. Para que o evento não seja disparado em todos os eventos do site, crie uma condição para esse acionamento. Em ‘Este acionador é disparado em’, crie uma variável de camada de dados de ‘pageCategory’, como na imagem a seguir.

TikTok

Ao final, o acionador deve estar com a seguinte configuração:

TikTok

Após a conferência do posicionamento correto das informações, salve. A configuração das tags seguintes é facilitada, pois com as mesmas informações coletadas anteriormente na tag “1 – TikTok – View Content”, iremos fazer o resto das tags do funil do TikTok.

O evento seguinte é o Add to Cart, ele ocorre quando o usuário adiciona algo no carrinho de compra. Sendo assim, duplique a tag que acabamos de configurar e renomeie: “2 – TikTok – Add to Cart”. Mude o ‘Trigger Event’ para “AddToCart”.

TikTok

E, obviamente, vamos alterar também o acionador. Crie um novo acionador para esse evento. Nomeie como “Todos os Elementos – Botão Comprar – Add to Cart”. O ‘Tipo de acionador’ será “Clique – Todos os elementos”. Em ‘Este acionador é disparado em’ selecione ‘Alguns cliques’.

TikTok

Para não ocorrer nenhuma duplicidade no acionamento do evento, em ‘Opções de disparo da tag’ selecione “Uma vez por página”.

TikTok

O evento seguinte do funil é o Search, quando o usuário faz uma pesquisa de algo no site. Duplique a tag de número 1. Mude a nomenclatura da tag para “3 – TikTok – Search”. Em Trigger Event, selecione “Search”.

TikTok

Em ‘query’, faça uma variável da camada de dados do ‘site search term’, como mostra a imagem:

TikTok
TikTok

No acionamento, crie um evento personalizado, com as mesmas configurações do acionador do View Item. Porém, neste acionador, o evento será disparado quando conter “Busca”. Salve.

TikTok

Logo após, vamos iniciar a configuração da tag ‘Initiate Checkout’, correspondente a quando o usuário inicia o checkout do site. Seguindo o padrão de configuração das demais tags, duplique a tag de númeo 1. Renomeie como “4 – TikTok – Initiate Checkout”.

TikTok

Nesta tag, como faz referência a diversos produtos cadastrados no site, em ‘Object Properties’, selecione “Multiple Contents”, ao invés de “Single Contents”. Crie uma variável de camada de dados para ‘products’ e para ‘value’ (a partir de um Java Script Personalizado).

Novamente, para não ocorrer nenhuma duplicidade no acionamento do evento, em ‘Opções de disparo da tag’ selecione “Uma vez por página”. No acionador, crie um evento personalizado, como já ensinado anteriormente.

TikTok
TikTok

Para finalizar o funil, a última etapa é o Purchase, que é o evento de compra. Para isso é necessário a simulação de uma compra para conseguir os dados correspondentes. Em ‘Trigger Event’ escolha “PlaceAnOrder”. Crie uma variável da camadas de dados do e-mail e user ID, na parte ‘SHA256 Hashed Email’ e ‘SHA256 Hashed External ID’, como na segunda imagem.

TikTok
TikTok

Em seguida, selecione ‘Multiple Contents’, e crie novas variáveis de camadas de dados, que correspondem ao novo evento.

TikTok

Configure o acionador como um novo evento personalizado, Purchase. Salve tudo ao final.

TikTok

Agora, não esqueça de testar todos esses eventos, para verificar sua funcionalidade!

E aí?! Você instalou com sucesso o pixel do TikTok no GTM? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Também siga o Mundo do Traqueamento em outras redes sociais:

Inscreva-se no https://www.youtube.com/channel/UC6mX6bbcEmQoaznI0D7Aw5Q

Siga e curta no https://www.instagram.com/mundodotraqueamento/

Siga e comente no https://twitter.com/traqueamento

Siga também no https://www.linkedin.com/company/mundo-do-traqueamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Inscreva-se agora e receba todas as novidades sobre Cursos, Conteúdos, Materiais e muito mais sobre GTM e GA4

Conheça os serviços da MdT

Conheça os serviços da MdT

Escolher o Mundo do Traqueamento é a decisão certa para empresas que buscam resultados através de dados. Conheça um pouco dos nossos serviços que poderá ajuda sua empresa a alavancar resultados de diferentes formas.

Tá afim de aprender GTM de forma avançado para e-commerce. Ainda ganhar dinheiro com isso? Esse é o curso pra você!

Já imaginou não depender de integrações que não funcionam e ter um traqueamento 100% pelo GTM. Contrate-nos e melhore seus resultados.

Precisa fazer configurações no GTM mas não consegue porque seu website! não tem Data Layer? Esqueça isso. Fazemos todo o Mapeamento de Data Layer para você!

Precisa de um projeto voltado via Server Side para mitigar os impactos das mudanças recentes de privacidade do usuário, como cookies, IOS14 e outros problemas. GTM Server Side irá te ajudar.

Seu container do GTM está bagunçado e necessitando atualizações e manutenções periódicas para acompanhar todas as plataformas. Nossa equipe de especialista é supimpa para isso