Aprenda a maximizar suas estratégias de rastreamento com os acionadores do Google Tag Manager

Aprenda a maximizar suas estratégias de rastreamento com os acionadores do Google Tag Manager

 https://youtu.be/fT1iSH5oFQg

 

Este artigo apresenta uma abordagem simplificada sobre os “acionadores” (ou “triggers”) do Google Tag Manager, explicando como eles podem ser úteis para rastrear eventos específicos em seu site e fornecer insights sobre os visitantes e seus comportamentos.

 

Os acionadores desempenham um papel crucial na automação das tags, pois determinam quando uma tag deve ser acionada. Abordaremos os principais tipos de acionadores, como Clique, Exibição de Página, Evento Personalizado e Formulários, além de fornecer um tutorial descomplicado para configurá-los na prática testando se tudo está funcionando corretamente e como agir caso ocorram problemas.

Dessa forma, você estará pronto para explorar os recursos dos acionadores do Google Tag Manager e aproveitar ao máximo essa ferramenta poderosa.

Então vamos começar:

1 – Acionador: Exibição de Página

Vamos começar com o acionador de Exibição de Página, que é um dos acionadores mais utilizados no Google Tag Manager. Mas antes, sugiro a ativação das variáveis incorporadas dos acionadores antes de começar. Certifique-se de configurar todas as variáveis incorporadas na seção de variáveis do GTM.

acionadores do google tag manager 

Para criar um novo acionador de visualização de página:

 

  1.   Clique em Acionadores >  Novo.
  2.   Clique em Configuração do acionador e escolha um tipo de acionador de visualização de página.
  •       Opcional, mas recomendado para melhorar o desempenho: especifique as condições (geralmente, um padrão do URL) para as páginas em que um clique é esperado:
  •       Este acionador é disparado em, selecione Alguns eventos.
  •       Em Disparar esse acionador quando ocorrer um evento e todas essas condições forem verdadeiras, adicione um filtro para ativar esse acionador somente nas páginas em que ele for necessário. Por exemplo: PAGE PATH que  contém “link do site que vc copiou da página” (nosso caso: my-account).
  •       Salve o acionador e publique-o.

 Exemplificando:

Vou utilizar uma Tag já criada, do Google Analytics. Toda vez que uma pessoa entra em um produto. Primeiramente. Antes de tudo eu abro o debug de views, Clico em  visualizar, na parte superior do GTM,  para eu pegar as informações para configurar o acionador. Quando abrir o site de e-commerce, vá e clique em um produto qualquer, ao abrir o produto, o debug mode apresentará os eventos disparados juntamente com o data layer.

Vou escolher e fazer o acionador dessa Tag aqui de “View items”. Clico na tag, abrirá a edição dela, então , vou diretamente no acionamento na parte inferior, aqui eu clico no acionamento.

 Ao abrir a janela eu já crio um título para meu acionador, no caso “Exibição de página – View Item”.   Depois vou em Configuração de Acionador e escolho  exibição de página. Ao abrir, seleciono “Algumas Exibição de página”.

Agora eu tenho que Ver de Qual variável que eu eu vou utilizar. Lembrando que a variável precisa ser única. Eu vou no  No Debug View, Visualizador. Seleciono o evento “view items”, ou no container loaded. Os dois serviriam  aqui e aí eu vejo quais variáveis incorporadas tem aqui. Eu vou procurar uma referência única da página para eu acionar esse acionamento. Esse acionador não pode ser igual os outros porque tem que a somente exclusivo desse eventos de view items.

A exibição de página, trabalha muito com o link (a url da página em questão). E O link do produto é uma. Exibição de página. Então vou no link da página do produto e posso escolher nesse exemplo, “ product”.

Ou posso configurar por meio do “Page Path”. Uma palavra que é única que só aparece no novo item e esse aqui “product”. Então vou pegar esse produto aqui. Eu sei que essa palavra que é um texto aparece nessa parte e nesse evento. Então eu volto no GTM, venho aqui nas variáveis que eu selecionei lá no começo, escolho a condição de disparo da tag em “Page URL” contém “product

 Salvo a tag e depois eu teto para ver se realmente vai disparar.  

Então clico em visualizar, abro o e-commerce clico em um produto, abro o debug mode e verifico o evento “view_item” de vejo se a tg que eu criei foi disparada. No nosso caso apareceu nossa tag.

2- Acionadores de Clique

Agora eu vou ensinar o acionadores de cliques, e sobre esse acionador existem dois tipos de acionadores de clique, o link_click e o click,  e eles são muito parecidos, as pessoas têm muitas dúvidas a sobre esses dois acionadores.

Vou explicar dando um exemplo. Escolhemos no nosso exemplo no e-commerce na lista de desejo, escolho então uma tag que já criei no setup do GTM, a tag “Ga4 – lista de desejo, abro-a, vou em acionadores, clico em +, nomeio esse novo acionador em “ Link Click – Lista de Desejo”, Configuração do acionador, e veja que existem  o Acionador “Apenas Link” (é um clique que contem apenas link – Caso você clique num elemento do site e disparar um evento de Link_click) e “Todos os elementos” ( é um clique que não contem um link, como alguns botões no site, mas o botão é um elemento. Então caso aparece o evento “Click” no debug mode).

Volto então no debug mode, e verifico a lista de desejo após ser clicada, no meu site de e-commerce. No caso, como disparou o Link Click nesse meu exemplo, eu vou selecionar o acionador “Apenas link”.

Depois pego um parâmetro da variável única, no nosso caso escolhi “Click URL”, e o parâmetro “lista-de-desejo”. Mas eu posso escolher outras variáveis, para pegar o parâmetro,  como Form Classes, Click Element.

 Então eu volto no GTM, vou na configuração do acionador que eu escolhi, Apenas link, escolho alguns cliques em links, depois escolho a condição de disparo da tag em “Click URL” contém “lista-de-desejo”, salvo e vou testar o disparo da tag, visualizando novamente, abrindo o debug mode, clicando em lista de desejo do meu e-commerce.

 Após testar veja o resultado abaixo, a tag “GA4- Lista de Desejo” foi disparada:

3 – Acionador: Eventos Personalizados

É um dos mais tranquilos para configurar. Os eventos personalizados são usados para acompanhar as interações que ocorrem no seu site que não são tratadas pelos métodos padrão de acionamento. Quando a Data layer já apresenta o evento para podermos usar.

Para criar um novo acionador de evento personalizado:

  1. Clique em Acionadores > Novo.
  2. Clique em Configuração do acionador e escolha o tipo Evento personalizado.
  3. Digite um nome de evento. Selecione Usar correspondência de regex para permitir que esse campo controle as expressões regulares.

Vamos ao exemplo: veja a configuração da Web que dispara uma tag quando um evento personalizado chamado view items é enviado para a camada de dados. Poderíamos utilizar outro evento como “add_to_cart” ou outro tbm.

Então, criamos um novo acionador de evento personalizado. Na tag “GA4-View item” já criado no nosso setup do GTM.  Na seção Configuração do acionador da sua nova tag, use estas configurações:

  1. Nome do evento: view_item
  2. Este acionador é disparado em: todos os eventos personalizados.

Note que no debug mode, nas variáveis, o event aparece como view_item.

 Quando esse acionador é aplicado a uma tag, ela será disparada mesmo quando o evento de envio padrão for modificado. Quando o usuário clicar no botão ou num item que mostre a página do produto (view item), um evento personalizado com o valor view_item será enviado para a camada de dados. Em seguida, o Gerenciador de tags detecta “view_item” como um valor de evento personalizado e dispara a tag.

As vezes os eventos disparados no debug mode variam, depende da plataforma de ecommerce utilizada.

4 – Acionador: Envio de Formulários

Use um acionador de envio de formulário do Gerenciador de Tags do Google para disparar uma tag quando um formulário for enviado.

Observação.: Antes de começarmos é necessário ativar todas as variáveis incorporadas para formulários no GTM. Vá em variáveis e adicione todas as variáveis incorporadas, como Form Classes, Form ID etc.

Para configurar um acionador de envio de formulário:

  1. Clique em Acionadores > Novo.
  2. Clique em Configuração do acionador e escolha o tipo Envio de formulário.

A opção verificar validação define o acionador para ser disparado somente se o formulário for enviado. Se essa opção não for selecionada, um disparo acontecerá sempre que um usuário tentar enviar o formulário.

Observação: para conseguir o melhor desempenho possível, defina condições (por exemplo, um URL específico) em que você espera que o envio do formulário ocorra. Em Este acionador é disparado em, selecione Alguns formulários e insira um filtro de acionador que especifique onde a ação de formulário acontecerá.

Quando um acionador de envio de formulário é disparado, as seguintes variáveis incorporadas são preenchidas:

  • elemento do formulário: o elemento do formulário que recebeu o clique
  • classes do formulário: uma matriz dos valores encontrados no atributo de classe do formulário
  • ID do formulário: o atributo “ID” do elemento do formulário
  • destino do formulário: o atributo “target” do elemento do formulário
  • URL do formulário: o atributo “href” do elemento do formulário, se houver
  • texto do formulário: o texto visível no formulário

Vamos ao exemplo: Vá numa página do seu site, ecommerce, que tenha um formulário, vamos pegar como exemplo o de envio de Newsletter, preencha o formulário de e-mail e clica em enviar.

Agora no debug mode procure nas variáveis, incorporadas, vamos pegar no caso a variável “Form Text”, e o parâmetro, “ Nome Email Enviar” mas poderíamos utilizar o Form classes tbm ou outro que aparecesse um parâmetro de uma variável única. Então copiamos o parâmetro e colocamos ele quando criamos o acionador de envio de formulários. 

 No GTM, na tag criada “GA4 – Envio de formulário”. Adicione o acionador envio de formulário.

Na configuração do acionador:

Vá em alguns formulários > escolha Form Text contém “cole aqui o parâmetro copiado” ( no nosso exemplo: Nome Email Enviar). Aperte em salvar.

No Teste do Debug mode você verá que a tag foi disparada quando você enviar esse formulário.

 

 

 

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