Rastreamento entre dispositivos: o que é e como funciona

Hoje em dia, as pessoas alternam constantemente entre dispositivos, o que torna desafiador para as empresas rastrear o comportamento do usuário com precisão em diferentes plataformas. Então, como você se mantém atualizado? O rastreamento entre dispositivos é a resposta. Esta publicação explicará como funciona e compartilhará as melhores práticas para ajudar você a rastrear usuários sem problemas e manter seus dados confiáveis.

O que é rastreamento entre dispositivos?

O rastreamento entre dispositivos monitora o comportamento do usuário em vários dispositivos, como smartphones, tablets e desktops. Funciona assim: conecta dados do usuário de diferentes dispositivos com a ajuda de outros identificadores. Esses identificadores incluem IDs de dispositivos exclusivos, cookies, informações de login, etc.

Vamos imaginar uma situação em que o rastreamento de vários dispositivos ocorre. Os usuários veem um produto que gostam em um banner de anúncio ao fazer recados. Eles pesquisam o produto no Google em seus dispositivos móveis. Mais tarde naquele dia, um usuário se senta em seu laptop, estuda o produto descoberto anteriormente e faz uma compra. 

Os métodos de rastreamento entre dispositivos podem ajudar uma empresa a vincular essas ações, sem perceber esse usuário como dois indivíduos separados. Dessa forma, uma empresa obtém uma visão completa da jornada do usuário e a usa para polir suas estratégias de marketing e vendas. O novo modelo de medição do GA4 permite rastrear dados da web e do aplicativo simultaneamente por meio de fluxos de dados, dando uma visão abrangente da jornada de um usuário em diferentes dispositivos.

O rastreamento entre dispositivos capacita os profissionais de marketing. Esse método fornece insights mais profundos sobre o comportamento do usuário, permitindo que eles criem campanhas de anúncios mais bem direcionadas. Ele também permite personalização avançada e medição precisa de campanha, dando aos profissionais de marketing controle e confiança em suas estratégias.

O rastreamento entre dispositivos permite que as empresas mostrem aos usuários os anúncios mais relevantes, independentemente do dispositivo atual. Essa abordagem centrada no cliente garante que as empresas possam fornecer experiências consistentes em vários dispositivos em diferentes plataformas, priorizando as necessidades e preferências dos usuários e levando a melhores resultados comerciais.

Por que o rastreamento entre dispositivos é importante + benefícios

O rastreamento de dados entre dispositivos se tornou um tópico quente quando a tecnologia móvel e de smartphones avançou significativamente. De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, uma casa média nos EUA com acesso à internet tinha 17 dispositivos conectados em 2023. Portanto, não é surpreendente que alguém use vários dispositivos durante o dia, como celulares, tablets, laptops e desktops. Conforme mostrado no exemplo abaixo, há tendências claras sobre quais tarefas os usuários acham que são melhores para concluir na “grande internet ou na pequena internet” e como diferentes gerações abordam isso.

Uma coisa é certa: a maioria das pessoas na internet usa ativamente mais de um dispositivo ao mesmo tempo ou ao longo do dia, então o rastreamento e a segmentação entre dispositivos são maneiras pelas quais uma empresa pode adaptar melhor suas ofertas a esses clientes.

Tudo se resume a isto: os consumidores estão cada vez mais migrando para o uso de vários dispositivos. Marcas que adotam o rastreamento de vários dispositivos demonstram sua adaptabilidade às mudanças no comportamento do consumidor. Isso melhora a experiência do cliente e melhora a segmentação de anúncios, tranquilizando as empresas sobre a eficácia do rastreamento entre dispositivos.

Benefícios do rastreamento entre dispositivos

O rastreamento entre dispositivos tem alguns benefícios substanciais. Os infográficos a seguir mostram os principais.

Vamos analisar cada uma das vantagens do rastreamento multidispositivo.

1. Experiência do usuário (UX) aprimorada em vários dispositivos . Quando você obtém uma visão abrangente da experiência do usuário em diferentes plataformas, pode personalizar sua mensagem de marca para cada plataforma para garantir que ela alcance seu público-alvo de forma mais eficaz. Além disso, a análise entre dispositivos é vital para identificar lugares onde as interações dos usuários com sua marca são ineficazes. Com base nesses dados, você pode decidir como melhorá-los para obter melhores resultados. Ou você pode mudar sua prioridade para plataformas mais impactantes.

2. Personalização e segmentação multidispositivo . A segmentação entre dispositivos permite que os anunciantes segmentem melhor os usuários com base no comportamento deles em diferentes dispositivos. Uma mensagem consistente de uma empresa em outros dispositivos tem mais probabilidade de resultar em uma conversão. Por exemplo, quando um usuário procura um produto em seu celular e depois pesquisa sobre ele e faz uma compra em seu desktop, o rastreamento de conversão entre dispositivos garante que os esforços de marketing do mesmo usuário sejam reconhecidos em dois dispositivos diferentes.

3. Atribuição entre dispositivos e análise para melhor ROI são outros benefícios do rastreamento entre dispositivos. Ele permite que as empresas melhorem o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing. A atribuição entre dispositivos permitirá que os profissionais de marketing creditem com precisão cada interação em cada dispositivo e canal que influenciou a conversão. Ele melhora o ROI ao fornecer insights precisos sobre como cada ponto de contato contribui para as conversões. Essa abordagem ajuda as empresas a gastar seu orçamento de anúncios com mais sabedoria, direcionando os dispositivos e canais que levam à maioria das vendas, ao mesmo tempo em que melhora os relatórios e torna mais simples encontrar e manter clientes valiosos.

4. Ajude as empresas a polir suas campanhas de anúncios multiplataforma . Ao entender como os clientes interagem com sua marca em cada plataforma, os anunciantes podem entregar anúncios mais relevantes com base no comportamento e nas preferências do usuário, garantindo uma experiência consistente em todos os dispositivos. Isso aumenta o engajamento e ajuda mais pessoas a agirem porque os anúncios chegam até elas em um dispositivo adequado no momento certo. A segmentação entre dispositivos também torna as campanhas de anúncios mais unificadas e eficazes, alcançando um público maior e obtendo melhores resultados.

Parece bom, certo? Agora, vamos explorar como essa mágica de manter contato com os usuários, não importa qual seja o dispositivo deles, realmente funciona. 

Como funciona o rastreamento entre dispositivos

Existem diferentes abordagens para análises entre dispositivos, cada uma com prós e contras. Um método usa dados exatos, como detalhes de login, para seguir com precisão o mesmo usuário em outros dispositivos. Outro analisa padrões, como o tipo de dispositivo ou como alguém o usa, para fazer suposições sobre se é a mesma pessoa, etc. Ambos os métodos são úteis, mas a escolha depende de quão preciso o rastreamento precisa ser e quais informações estão disponíveis.

Rastreamento determinístico

O rastreamento determinístico usa identificadores exclusivos, como logins de usuários, para vincular dispositivos. Ele evoluiu como uma alternativa ao rastreamento baseado em cookies quando os sites começaram a convidar visitantes a criar contas para seus sites ou aplicativos. Dessa forma, cada um dos dispositivos do usuário pode ser vinculado ao mesmo usuário. 

Por exemplo, quando você entra no Netflix na sua TV e depois usa o aplicativo Netflix no seu telefone, o rastreamento determinístico entre dispositivos sabe que é a mesma pessoa ou usuário. Isso acontece porque ambos os dispositivos usam as mesmas informações de login, facilitando o rastreamento de você como uma pessoa em diferentes dispositivos.

O rastreamento determinístico é útil e muito preciso, mas tem algumas limitações. Ele só funciona para pessoas que já se inscreveram ou fizeram login, e só pode rastrear novos visitantes com uma conta ou um ID exclusivo.

Rastreamento probabilístico

O rastreamento probabilístico adivinha se a mesma pessoa usa dispositivos diferentes observando padrões. Ele não usa dados exatos como um login, mas, em vez disso, observa o tipo de dispositivo, localização ou hábitos de navegação. Essas pistas fazem um palpite bem fundamentado se é o mesmo usuário em todos os dispositivos. Esse método não é tão exato quanto o rastreamento determinístico, mas ajuda a rastrear usuários que não fizeram login ou criaram uma conta.

O rastreamento probabilístico analisa pontos de dados anônimos que não identificam diretamente uma pessoa, mas podem sugerir que dispositivos diferentes pertencem ao mesmo usuário. Esses pontos de dados incluem:

  1. Tipo de dispositivo (como telefone, tablet ou computador)
  2. Tipo e versão do navegador
  3. Sistema operacional (como iOS ou Android)
  4. Endereço IP
  5. Dados de localização (cidade ou região)
  6. Hora da atividade (quando o dispositivo é usado)
  7. Comportamento de navegação (como sites visitados ou ações realizadas)

Ao combinar esses pontos de dados, o rastreamento probabilístico faz uma boa estimativa sobre se o mesmo usuário está ativo em dispositivos diferentes.

Cookies no rastreamento entre dispositivos

Uma jornada do usuário nunca é linear, então eles podem passar por diferentes pontos de contato e dispositivos antes de fazer uma compra, e os cookies sozinhos não são suficientes para rastrear toda a jornada do usuário. Quando se trata de cookies sozinhos, não há nada que eles possam fazer para atribuição entre dispositivos sozinhos. Eles armazenam dados do usuário em um dispositivo em um navegador, então eles não podem ser transferidos entre dispositivos. 

Especificações do rastreamento entre dispositivos do Google Analytics 4

O GA4 tem quatro espaços de identidade para rastrear usuários: 

  • ID do usuário (rastreia usuários conectados em todos os dispositivos)
  • ID do dispositivo (rastreia usuários em um dispositivo)
  • Sinais do Google (permite que o usuário do User-ID faça medições entre dispositivos em conjunto com contas do Google conectadas)
  • Modelagem (prevê comportamento quando cookies são bloqueados). 

Ao relatar opções de identidade, inclua:

  • Combinado (usa ID do usuário, ID do dispositivo e, em seguida, modelagem)
  • Observado (usa apenas ID do usuário e ID do dispositivo)
  • Baseado em dispositivo (usa apenas Device-ID)

Isso significa que sua única alavanca direta no rastreamento entre dispositivos é fornecer um ID de usuário (e habilitar o Google Signals), então a abordagem determinística é descrita acima. O rastreamento entre dispositivos com base no ID do usuário está entre os métodos de identificação mais eficazes. No entanto, ele requer uma implementação personalizada. Ele está disponível apenas para sites e aplicativos onde os usuários preenchem seus dados. A modelagem comportamental gira em torno da compensação de dados não consentidos, e não há indicações claras de que o aprendizado de máquina envolvido tenha algo a ver com o cross-device. 

Conclusão

O rastreamento entre dispositivos ajuda as empresas a permanecerem conectadas com os usuários conforme eles se movem entre os dispositivos, permitindo uma compreensão mais completa do comportamento deles. Ao alavancar uma mistura de métodos de rastreamento, as empresas podem entregar conteúdo relevante, melhorar a segmentação e refinar suas estratégias de marketing.

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