Você sabia que é possível implementar o pixel do TikTok através do Google Tag Manager?
Vamos entender como esse processo funciona, desde o evento de page view até o evento de Purchase.
É necessário, primeiramente, fazer a configuração do funil do TikTok. Começamos instalando a tag base do TikTok, que é o page view. Em sua conta na plataforma, você encontra o pixel que iremos utilizar para configuração a seguir.
Após localizar esse pixel, crie uma nova tag. Nomeie como “0 – TikTok – Pageview”. Em configuração de tag, selecione a opção de ‘HTML personalizado’. Agora, na área abaixo, cole o pixel adquirido anteriormente. Como acionamento, escolha “All Pages”. Sua configuração deve ficar como a imagem abaixo.
Em seguida, vá em ‘Variáveis’ – ‘Configurar’ e selecione os seguintes botões: ‘Click Classes, Click ID, Click Target, Click URL, Click Text, Page URL, Page Hostname, Page Path, Referrer e Event’. Assim como demonstrado a seguir.
Volte em tags e clique em visualizar, para coletar as informações de Data Layer. Para abrir as informações da Data Layer, selecione um produto do seu ecommerce.
No GTM, adicione uma nova tag. Seguindo o padrão da configuração de funil do TikTok, nomeie como “1 – TikTok – View Content”. Em ‘Configurações de tag’, vá em ‘descubra mais tipos de tag na Galeria de modelos da comunidade’ e procure por ‘TikTok Pixel’. No Pixel ID, faça a configuração permanente do pixel do TikTok. Coloque o tipo de evento correspondente.
Em continuidade da configuração dessa tag, é preciso completar algumas informações a partir do Data Layer. Será necessário a criação de variáveis de camada de dados, assim como visualizado na imagem abaixo.
O acionador será configurado através de um evento personalizado. Em nome do evento escreva “gtm.load”. Para que o evento não seja disparado em todos os eventos do site, crie uma condição para esse acionamento. Em ‘Este acionador é disparado em’, crie uma variável de camada de dados de ‘pageCategory’, como na imagem a seguir.
Ao final, o acionador deve estar com a seguinte configuração:
Após a conferência do posicionamento correto das informações, salve. A configuração das tags seguintes é facilitada, pois com as mesmas informações coletadas anteriormente na tag “1 – TikTok – View Content”, iremos fazer o resto das tags do funil do TikTok.
O evento seguinte é o Add to Cart, ele ocorre quando o usuário adiciona algo no carrinho de compra. Sendo assim, duplique a tag que acabamos de configurar e renomeie: “2 – TikTok – Add to Cart”. Mude o ‘Trigger Event’ para “AddToCart”.
E, obviamente, vamos alterar também o acionador. Crie um novo acionador para esse evento. Nomeie como “Todos os Elementos – Botão Comprar – Add to Cart”. O ‘Tipo de acionador’ será “Clique – Todos os elementos”. Em ‘Este acionador é disparado em’ selecione ‘Alguns cliques’.
Para não ocorrer nenhuma duplicidade no acionamento do evento, em ‘Opções de disparo da tag’ selecione “Uma vez por página”.
O evento seguinte do funil é o Search, quando o usuário faz uma pesquisa de algo no site. Duplique a tag de número 1. Mude a nomenclatura da tag para “3 – TikTok – Search”. Em Trigger Event, selecione “Search”.
Em ‘query’, faça uma variável da camada de dados do ‘site search term’, como mostra a imagem:
No acionamento, crie um evento personalizado, com as mesmas configurações do acionador do View Item. Porém, neste acionador, o evento será disparado quando conter “Busca”. Salve.
Logo após, vamos iniciar a configuração da tag ‘Initiate Checkout’, correspondente a quando o usuário inicia o checkout do site. Seguindo o padrão de configuração das demais tags, duplique a tag de númeo 1. Renomeie como “4 – TikTok – Initiate Checkout”.
Nesta tag, como faz referência a diversos produtos cadastrados no site, em ‘Object Properties’, selecione “Multiple Contents”, ao invés de “Single Contents”. Crie uma variável de camada de dados para ‘products’ e para ‘value’ (a partir de um Java Script Personalizado).
Novamente, para não ocorrer nenhuma duplicidade no acionamento do evento, em ‘Opções de disparo da tag’ selecione “Uma vez por página”. No acionador, crie um evento personalizado, como já ensinado anteriormente.
Para finalizar o funil, a última etapa é o Purchase, que é o evento de compra. Para isso é necessário a simulação de uma compra para conseguir os dados correspondentes. Em ‘Trigger Event’ escolha “PlaceAnOrder”. Crie uma variável da camadas de dados do e-mail e user ID, na parte ‘SHA256 Hashed Email’ e ‘SHA256 Hashed External ID’, como na segunda imagem.
Em seguida, selecione ‘Multiple Contents’, e crie novas variáveis de camadas de dados, que correspondem ao novo evento.
Configure o acionador como um novo evento personalizado, Purchase. Salve tudo ao final.
Agora, não esqueça de testar todos esses eventos, para verificar sua funcionalidade!
E aí?! Você instalou com sucesso o pixel do TikTok no GTM? Conte pra gente nos comentários abaixo!
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