Um dos destaques de 2023 no Google Tag Manager Server Side, é a implementação da funcionalidade Transformations. Isso introduz um novo componente na estrutura atual do GTMs. As Transformations trabalham em conjunto com clientes e tags, oferecendo uma capacidade inédita de alterar ou adicionar informações de eventos após o cliente processar solicitações HTTP recebidas e antes que uma tag possa acessar os dados do evento.
Neste artigo, eu pretendo esclarecer o que são as Transformations, como ajustá-las e quais são as aplicações mais comuns.
Entendendo as Transformations
Uma Transformation é um elemento no servidor do Google Tag Manager que serve como um mediador entre o cliente e a tag.
As informações são enviadas para o contêiner do Gerenciador de tags do Google no servidor como uma solicitação HTTP recebida. Após um cliente reivindicar uma solicitação, ele a reestrutura em dados de evento que tags, acionadores ou variáveis podem utilizar no GTMs.
As Transformations permitem adicionar, eliminar e modificar parâmetros de eventos após o cliente interpretar uma solicitação HTTP recebida e antes da tag poder acessá-la.
Cada Transformation consiste em:
- Configuração. É onde você estabelece o que precisa ser realizado com as informações (permitir parâmetros, enriquecer evento, excluir parâmetros)
- Condição correspondente. Determina em quais cenários a Transformation será acionada. Isso é bastante similar aos gatilhos na configuração de tags.
- Tags afetadas. Aqui é necessário selecionar qual Transformation será aplicada na lista de tags existentes.
Tipos de Transformations
Existem três tipos de regras que as Transformations permitem criar. Após a aplicação da regra de Transformation, ela altera os dados do evento para as tags selecionadas e nas condições especificadas. Os dados do evento não são alterados para os dados do evento padrão.
1. Permitir parâmetros
A Transformation Permitir parâmetros possibilita definir parâmetros que só podem ser acessados pela tag. Os parâmetros que não forem adicionados à Transformation de parâmetro permitida serão descartados.
Como essa Transformation influencia muito quais dados de evento são acessíveis às tags, certifique-se de que você adicionou todos os parâmetros necessários. Caso contrário, as tags não serão disparadas devido à falta de dados do evento.
2. Enriquecer evento
Permite adicionar ou modificar dados de eventos. Ao utilizar essa Transformation, você pode substituir ou adicionar qualquer dado de evento antes que a tag possa acessá-lo.
3. Excluir parâmetros
A Transformation de exclusão de parâmetros possibilita remover qualquer parâmetro antes que a tag possa acessá-lo. Assim como a Transformation de permissão de parâmetro, primeiro verifique os parâmetros necessários para as tags, pois, se o parâmetro necessário estiver ausente, a tag não será disparada.
Configurando as Transformations
1. Vá para a guia Transformations e clique em Novo.
2. Selecione na lista dos tipos de Transformation especificados.
3. Com a Transformation Permitir ou Excluir, você só precisa especificar o parâmetro que precisa ser permitido ou excluído.
Se você optar por enriquecer um evento, deverá adicionar o parâmetro que deseja modificar e o valor para o qual ele deve ser modificado.
Depurando Transformations
O processo de depuração de Transformation é extremamente intuitivo. Como de costume, você deve abrir o modo de visualização e depuração e disparar a tag com a Transformation.
1. Abra a guia tags no depurador sGTM, clique na tag que inclui a Transformation e você verá o nome da Transformation na seção Transformações.
2. Desça até a seção Dados de eventos modificados. Aqui você precisa habilitar a opção Mostrar original. Desta maneira, você pode verificar como a Transformation alterou os dados que a tag pode acessar.
3. Na minha Transformation, excluí os parâmetros user_agent e ip_override. Para verificar se os dados foram corretamente excluídos, preciso verificar se no Valor Final esses parâmetros foram removidos.
Aplicações das Transformations
- Enriqueça os dados.
Com a Transformation Enriquecer, você pode enriquecer os dados de qualquer tag. Pode ser vantajoso adicionar quaisquer dados do seu banco de dados, por exemplo, dados adicionais do produto ou do usuário.
- Remova PII ou quaisquer dados sensíveis.
Para atender aos requisitos de proteção de dados em alguns países, é necessário remover qualquer PII sensível antes de enviá-la para qualquer ferramenta de análise ou rastreamento.
Com a ajuda da Transformation de parâmetros Permitir ou Excluir, você pode controlar rigorosamente os dados enviados a cada fornecedor.
- Registre dados precisos em um banco de dados.
Usando a Transformation de dados permitida, você pode registrar dados claros no Bigquery, Firestore ou em qualquer banco de dados utilizado para coletar dados.
Conclusão
Uma Transformation é uma ferramenta fácil de usar que permite um controle estrito de quais dados cada tag pode acessar. Ela oferece possibilidades para duas opções opostas: de um lado, manter a conformidade limitando as informações que as tags podem acessar. Por outro lado, ajuda a enriquecer os dados. Depende muito do tipo de projeto e onde você deseja implementá-lo. Esperamos que este artigo tenha sido útil e tenha inspirado você a explorar as possibilidades interessantes que o Transformations oferece.
Artigo tradução e adptacão STAPE.IO.