Neste artigo vamos te ajudar a adicionar uma métrica de taxa de conversão e taxa de rejeição no Google Analytics 4, essa métrica era padronizada no Google Analytics Universal e não vem padronizada no Google Analytics 4, então iremos te ajudar a configurar essa métrica.
Configurando as métricas de taxa de conversão do seu site.
Antes de iniciar, é importante saber que no Google Analytics Universal essa métrica poderia ser visualizada em “Relatórios Principais”, tanto a taxa de rejeição como também a de conversão, já no Google Analytics 4 esses dados não são visualizados, portanto os dados devem ser inseridos de forma manual.
Dentro do GA4, em ‘Resumo dos Relatórios’, e clique em ‘Personalizar relatório, que fica do lado superior direito com o ícone de um lápis para adicionar a métrica de taxa de conversão de compradores.
Em seguida clique no canto inferior direito em ‘Adicionar Cards’.
Irá abrir uma tela, clique na aba ‘Outros Cards’, na aba de pesquisa digite ‘comprador’ e selecione o card ‘Conversão de compradores’ e por fim, clique em ‘Adicionar Card’.
Feito isso, você conseguirá visualizar a métrica personalizada dentro do seu GA4 conforme imagem abaixo. Irá mostrar tanto a taxa de compradores como também a de novos compradores no período selecionado. Salve a alteração no relatório.
Configurando as métricas de taxa de rejeição do seu site.
Além disso, outra métrica importante que não vem por padrão no GA4 é a taxa de rejeição, para adicionar essa métrica volte na tela inicial do GA4, procure por ‘Engajamento’, depois em ‘Paginas e Telas’, clique em ‘Personalizar relatório, que fica do lado superior direito com o ícone de um lápis.
Após abrir uma nova tela, clique em ‘métricas’, e depois em ‘Adicionar Métrica’, procure pela métrica ‘Taxa de Rejeição’, adicione-a e clique em ‘Aplicar’ conforme o exemplo abaixo.
Você verá que a métrica já ficará disponível na tela após o processo. A taxa de rejeição é quando o cliente não tem o engajamento junto a pagina, para ela ter esse engajamento ala precisa permanecer na sua página por mais de dez segundos, visualizar mais de uma página no seu site ou realizar alguma conversão de evento. Caso não tenha nenhuma desses três pré-requisitos, ela entra como ‘Taxa de Rejeição’. Depois do processo você poderá salvar.
Feito isso, tanto a a Taxa de Conversão como também a de Rejeição ja estarão configuradas no no Google Analytics 4.
Também siga o Mundo do Traqueamento em outras redes sociais:
Inscreva-se no https://www.youtube.com/channel/UC6mX6bbcEmQoaznI0D7Aw5Q
Siga e curta no https://www.instagram.com/mundodotraqueamento/
Siga e comente no https://twitter.com/traqueamento
Siga também no https://www.linkedin.com/company/mundo-do-traqueamento