Como instalar o Pixel do Pinterest para E-Commerce pelo Google Tag Manager

Hoje vamos instalar o pixel do Pinterest para o seu e-commerce, com auxílio do Google Tag Manager. Iremos configurar desde o evento de “page view” até o evento de “purchase”, com seus respectivos parâmetros de valores.

TESTE TESTE

Em sua página no Pinterest ache seu ID, usaremos essa informação no próximo tópico. Para isto, vá em Anúncios – Conversões – Gerenciador de Tags, seu ID deve estar no Nome da Tag.

pixel

No site do Google tag Mananger, vamos procurar a Tag do Pinterest. Para isso, selecione “Nova”. Nomeie a Tag como “Pinterest – Pageview”. Nas configurações da Tag, pesquise Pinterest Tag. Cole o seu ID na caixa de texto “Tag Id”.

Preencha as caixas de texto de acordo com as informações da imagem abaixo:

No acionamento, coloque All Pages, que corresponde ao evento de Page View.

Agora, salve as configurações. A Tag de Page View está devidamente instalada.

A próxima Tag que iremos configurar será a de View Content (Page Visit). Para isso, duplique a Tag de Pageview que acabamos de configurar. A edição será feita por cima das informações aplicadas. Renomeie a Tag para “Pinterest – Page Visit (view content)”. No “Event to Fire” selecione Page Visit, que corresponde a quando a página do produto no site é visualizada.

Agora é preciso preencher o Product ID e o Product Category. Para achar esses valores, consultaremos a camada de dados. Simule a ação de visualizar um certo produto em seu E-commerce. Salve a sua Tag para não perder o progresso, e clique em Visualizar na página do GTM.

Na página do tag assistant, selecione a ação recente do site que você realizou e vá em Data Layer. Em seguida, ache o código do Product ID que corresponde como “idProduct” e copie.

De volta a edição da sua Tag “Pinterest – Page Visit (view content)”, adicione uma camada de dados.

Selecione o sinal “+” novamente e preencha as informações de acordo com o sugerido abaixo. Cole a informação do Data Layer, “idProduct” e salve.

Faremos o mesmo processo com o ID Category. Ache no Data Layer o código correspondente e copie. Crie outra variável de camada de dados para o “category”.

Crie outra variável de camada de dados para o “category”, com os seguintes direcionamentos da imagem:

A Tag ficará assim:

Por fim, vamos configurar o Acionador. Nomeie como Evento Personalizado 2 – View Item, pesquise a Tag Evento Personalizado. Complete a caixa de texto do Nome do Evento com o a informação do Data Layer da página do site – gtm.load. Selecione “Alguns eventos personalizados”, e complete o restante das informações como dtl – pagecategory/ contém/ produto. As referências do acionador são GA4 – View Item e GAds – Remarketing Dinâmico – View Item. Salve tudo ao final.

Para a configuração da Tag Add to Cart, copie a tag do Page Visit (View Content). Renomeie para “Pinterest – Add to Cart”. Vamos mudar agora os valores da tag. Em Event to Fire, selecione Add to Cart. Em Order Value (corresponde ao valor do produto quando adicionado ao carrinho), crie uma camada de dados com a informação do data layer desse evento: {{dtl – price-Sell}}. OCurrency, permanece sendo BRL, o real brasileiro. Preencha o campo Order Quantity com o número 1, e não preencha o campo Order ID. O Line Itens permanece as mesmas informações da Tag do Page Visit.

O acionador será de clique, quando o cliente aciona o botão “comprar” no site. Sendo assim selecione “Botão Comprar”. Suas configurações devem ser “Clique Text – é igual a – COMPRAR”, Salve. Agora sua Tag “Add to Cart” está finalizada.

Vamos iniciar o processo agora da Tag Search, ela é acionada no e-commerce quando algum produto é pesquisado na barra de pesquisa do site. Duplique a Tag de Add to Cart para a realização desta, já que algumas informações se correspondem.

Ache na camada de dados o que o usuário pesquisou no site, copie a informação (siteSearchTerm) e faça uma variável de camada de dados com as seguintes informações:

A variável da camada de dados criada deve ficar assim:

Agora, para criar o acionador precisamos das seguintes informações:

Em sua visualização final, a Tag configurada ficará assim:

Agora vamos fazer a configuração do view category. Esse evento é acionado quando, no site, é selecionado alguma categoria de produtos (exemplo: site de cosméticos – categoria shampoo’s).Para a configuração dessa tag, duplique a tag Search. Mude o nome para Pinterest – View Category. No “event to fire” selecione a opção de View Category. O acionador será o Evento Personalizado – View Item List. Em sua configuração coloque a tag como “Evento personalizado”, o nome do evento, advindo da camada de dados, será gtm.load. O acionador será disparado em “dtl – pagecategory – contém -catálogo”. A referência do acionador é GA4 – View Item List.

Sua tag ficará da seguinte maneira, como a imagem abaixo. Após todas as configurações, salve. Está feita a sua tag de View Category.

Agora, iremos configurar o evento de Purchase (checkout).

Essa tag é disparada quando é realizada alguma compra no site. Copie a tag já realizada de Add to Cart. Nomeie corretamente como Pinterest – Purchase (Checkout). O Event to fire será o Checkout. Em Cart Parameters, order value, crie uma nova dlt (+) de acordo com as informações de compra.  Nomeie como “dlt – products – purchase”. A configuração escolhida será a “Variável da Camada de Dados”, o nome da variável da camada de dados é ecommerce.purchase.produtcs, salve. Agora, faremos um JavaScript personalizado onde é necessário somar todos os valores da variável que configuramos. Adicione outra variável (+), nomeie como “jps – value – purchase”, e no tipo de variável selecione JavaScript personalizado. A configuração dele ficará como descrito na imagem a seguir:

Selecione essa variável. Agora para o Order ID, crie uma nova variável (+). Nomeie como “dtl – transaction id”. Em sua configuração selecione “Variável da camada de dados”. O nome da variável da camada de dados será “ecommerce.purchase.actionField.id”. Salve.

Para o product ID, vamos criar uma nova variável (+). O nome da variável será “jsp – ids – purchase”. Em tipo de variável selecione o “JavaScript – personalizado”. Para preenchê-lo sua configuração ficará como descrito na imagem a seguir:

O Order Quantity segue a mesma linha desses processos. Adicione uma nova variável, nomeie “jsp – quantity – purchase”, selecione como tipo de variável o “JavaScript – personalizado”. Para preenchê-lo sua configuração ficará como descrito na imagem a seguir:

Por fim, finalizaremos essa tag com seu acionador. Escolha o Evento Personalizado – Purchase, que segue os parâmetros a seguir. Tipo de acionador “Evento personalizado”, nome do evento “purchase”, e este acionador e disparados em “Todos os eventos personalizados”.

Ao final, a tag ficará da seguinte maneira, como a imagem:

Salve a tag. É importante não deixar de testar as tags criadas para conferir sua funcionalidade, executando as ações que elas foram programadas para fazer.      

Você implementou com sucesso os pixels do Pinterest para seu e-commerce? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Também siga o Mundo do Traqueamento em outras redes sociais:

Inscreva-se no https://www.youtube.com/channel/UC6mX6bbcEmQoaznI0D7Aw5Q

Siga e curta no https://www.instagram.com/mundodotraqueamento/

Siga e comente no https://twitter.com/traqueamento

Siga também no https://www.linkedin.com/company/mundo-do-traqueamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Inscreva-se agora e receba todas as novidades sobre Cursos, Conteúdos, Materiais e muito mais sobre GTM e GA4

Conheça os serviços da MdT

Conheça os serviços da MdT

Escolher o Mundo do Traqueamento é a decisão certa para empresas que buscam resultados através de dados. Conheça um pouco dos nossos serviços que poderá ajuda sua empresa a alavancar resultados de diferentes formas.

Tá afim de aprender GTM de forma avançado para e-commerce. Ainda ganhar dinheiro com isso? Esse é o curso pra você!

Já imaginou não depender de integrações que não funcionam e ter um traqueamento 100% pelo GTM. Contrate-nos e melhore seus resultados.

Precisa fazer configurações no GTM mas não consegue porque seu website! não tem Data Layer? Esqueça isso. Fazemos todo o Mapeamento de Data Layer para você!

Precisa de um projeto voltado via Server Side para mitigar os impactos das mudanças recentes de privacidade do usuário, como cookies, IOS14 e outros problemas. GTM Server Side irá te ajudar.

Seu container do GTM está bagunçado e necessitando atualizações e manutenções periódicas para acompanhar todas as plataformas. Nossa equipe de especialista é supimpa para isso