Quais são os Principais Acionadores no Google Tag Manager ?

Vamos falar hoje, de forma prática, sobre o funcionamento dos acionadores junto ao Google Tag Manager. Veremos quais são os principais e como configurá-los quanto ao clique, exibição de página, evento personalizado e formulários. Vamos lá?

Primeiramente, vamos ativar as variáveis dos acionadores. Na página do Google Tag Manager vá em “Variáveis” e logo em seguida em “Configurar”.

Selecione todas as variáveis de “Cliques” e “Formulários”.

Agora, voltando em “Tags”, começaremos falando sobre os acionadores de exibição de página. Como exemplo, a tag de View Item do GA4, ou seja, visualização de um produto no site.

google tag manager

Para buscar as informações e configurar o acionador, clicando em “Visualizar”.

 Abra um produto, para simular a ação de um cliente em potencial no ecommerce.

Com sua página conectada, volte no Gerenciador de Tags e clique no “GA4 – View Item” para editar.

Para ativar o acionador da tag, selecione o “Acionamento” e vá no “+” de “Escolher um Acionador”.

Nomeie como “Exibição de Página – View Item”. Escolha o tipo de acionador clicando em Configuração do Acionador e em seguida escolha “Exibição de Página” e selecione a opção “Algumas exibições de página”

É hora de descobrir qual variável utilizar para esse acionador. Vá na página do Visualizador já aberta. Selecione o “view_item” e “Variables”.

Vamos encontrar um acionador único. O acionador deve conter alguma informação da tag. No caso do View Item, pegamos o “Page URL” com o “product” como palavra única que só aparece nesse evento.

Volte no Google Tag Manager, selecione “Page URL”, “contém” e digite “product” e salve tudo.

Agora é hora do teste, para verificar a funcionalidade da tag. Clique novamente em “Visualizar” e sua página será processada.

Para a verificação correta da tag e do acionador, realize a função da tag, sendo nesse caso, a visualização de um produto no site. Se tiver o “product” no link da URL do item, a tag será disparada.

Assim como demostrado na imagem abaixo:

Clique na Tag “GA4 – View Item” e verifique se os acionadores estão corretamente acionados. Finalizando a configuração da Exibição de Página.

Vamos ver agora um pouco sobre os acionadores “Link Click” e “Click”. Na tag “GA4 – Lista de Desejo”, vá em seu “Acionamento”, no “+” adicione um novo acionador.

Nomeie como “Link Click – Lista de Desejo” e selecione “Apenas links”.

A diferença do “Click Link” e “Click” está nesses acionadores: “Apenas links” e “Todos os elementos”. O “Apenas links” é um clique que contém um link. Já o “Todos os elementos” é um clique que não contém um link.

Volte na página do Tag Assistant e ache uma palavra única, que se encaixe apenas para esse evento. No caso, “lista-de-desejos”, do “Click URL”.

Com isso, de volta a tag, selecione “Click URL”, “contém”, escreva “lista-de-desejos” e em seguida salve.

Para testar, visualize a tag novamente. No site vá na Lista de desejos e confira no Tag Assistant se a tag será disparada.

Selecione “GA4 – Lista de Desejo” e verifique se o Firing Triggers está funcionando, contendo o símbolo correspondente, “lista-de-desejo”. Dessa maneira, a tag está corretamente finalizada e configurada.

Vamos configurar agora o acionador “Evento Personalizado”.  Crie uma tag nova. Nomeie como “GA4 – Add to Cart” e selecione o “Google Analytics: evento do GA4”.

Adicione na tag de configuração o “GA4 – Page View”, o nome do evento “add_to_cart”, e salve sem o acionador

Vá novamente em visualizar para descobrir qual acionamento utilizar.

Na página que abriu de seu site, clique no botão “comprar” e volte ao google tag manager para atestar os acionadores disparados.

Vá no evento “add_to_cart” e em “Variables”. Copie o value “add_to_cart” e volte na tag “GA4 – Add to Cart”.

Vá no acionador da tag, clique no “+” e em “Evento personalizado”. Coloque o nome do acionador como “Evento Personalizado – Add to Cart”.

No nome do evento cole o valor “add_to_cart” e salve.

Teste novamente o evento clicando em “Visualizar”, na página do seu site clique em um produto e em “comprar”. Vá no contêiner do “add_to_cart” e verifique se a sua tag “GA4 – Add to Cart” foi disparada.

Clique na tag para verificar se os acionadores estão funcionando corretamente.

Lembrando que dependendo da plataforma utilizada para fazer o e-commerce os nomes dos eventos podem sofrer modificações. A plataforma utilizada correspondente é a woocommerce.

Chegou a vez de configurarmos o acionador de “Formulário”. Vamos na tag de exemplo “GA4 – Envio de Formulário”.

Dentro da edição vá em “Acionamento” e no “+”, adicione o acionador novo “Envio de formulário”.

Ficará da seguinte maneira:

Normalmente esse acionador vem com todos os formulários. É preciso colocar uma condicional para não acionar todos os formulários do seu e-commerce, e apenas o desejado.

No exemplo o formulário desejado é o quando a pessoa entra no site e deixar o lead no newsletter. Para simulação, complete o formulário e envie.

Volte ao google tag manager, no contêiner “Form Sumit”, e ache uma informação única para configuração do acionador em “Variables”

Em “Form Text” copie “Nome Email Enviar”, que é a informação da configuração do acionador.

De volta a tag, no Google Tag Manager, selecione “Alguns formulários”, escolha o “Form Text”, “contém” e “Nome Email Enviar” e salve.

Para ver se o acionador está funcionando corretamente, iremos testá-lo novamente. Clique em visualizar, e no site, faça o processo de teste, preencha o formulário.

Volte ao Tag Assistant e no contênier “Form Submit” verifique se o “GA4 – Envio de Formulário” foi disparado.

Ao clicar na tag verifique se a condicional estabelecida e o acionador estão corretos. Dessa maneira está configurado o acionador de formulário.

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