Domine o Google Analytics 4: Configurações Essenciais para o Sucesso do seu Negócio

Nesse tópico iremos abordar sobre as configurações essenciais no Google Analytics 4 para impulsionar seu négocio online.

Configurando as propriedades do Google Analytics 4

Para a primeira configuração acesse a aba “Administrador” do seu GA4, em seguida, entre na propriedade do GA4 e clique em “Configurações da propriedade” conforme a imagem abaixo.

Note que os dados precisam estar, precisamente, no fuso horário do Brasil e a moeda precisa ser exibida como Real Brasileiro (R$) para que as informações sejam compatíveis com sua configuração do Google Tag Manager.

Agora vamos usar a função “Gerenciamento de acesso a propriedade” para definir os acessos de cada usuário seguindo as imagens abaixo.

Configurando o Fluxo de Dados do Google Analytics 4

A opção “Fluxo de dados” será a opção que iremos puxar o ID da Métrica que será usado para configurar o GA4 dentro do Google Tag Manager.

Ainda na aba de “Fluxo de Dados”, também é possivel modificar eventos padrões do GA4 e definir se eles serão usados ou não como métricas no GA4.

Configuração de Dados do Google Analytics 4

Essa configuração é a mais importante dentro da plataforma pois ela irá influenciar diretamente no Remarketing da sua campanha e também não irá informar os dados demográficos dos seus usuários (métricas como: Cidade, idade, gênero, etc).

Ative também a opção “Confirmação de coleta de dados do Usuário” pois ambas configurações são essenciais para realizar Remarketing pelo GA4, fazer Cookies do Usuário, e para preencher informações como Dados Demográficos.

Para o próximo configure a “Retenção de Dados” para que a retenção de dados do usuário dure por mais tempo, por padrão, o tempo médio é de 2 meses mas é possível extender até 14 meses através da configuração abaixo.

Por último, indo em Configuração de dados > Filtro de Dados, é possível criar um filtro para excluir o tráfego interno da sua empresa, dessa forma, os dados irão chegar de forma mais precisa uma vez que sua empresa não receberá insights de funcionários internos.

Utilizando a Importação de Dados do Google Analytics 4

Essa função como o nome sugere irá servir para fazer a importação de dados de uma segunda fonte do GA4, ela é muito útil em situações que você não quer perder dados específicos de uma determinada propriedade ou simplesmente juntar uma propriedade antiga a uma nova no GA4. Vale lembrar que essa função não puxa todos os dados, consulte a documentação em caso de dúvidas.

Identidade do Usuário no Google Analytics 4

A identidade do usuário disponibiliza duas opções: Misto ou Observado. Para boa utilização dessa função é necessário a configuração correta do ID do Usuário (ou User ID) pois apartir dela é possível metrificar tudo que o usuário realiza dentro do seu site através de eventos.

Configuração de Atribuição

Essa configuração é extremamente importante, dentro do Universal Analytics a configuração padrão é last click (ou último clique), porém, no GA4 a configuração é baseada em dados. A diferença é que o último clique contabiliza a partir do último clique dos eventos, sessões, etc. Já a configuração baseada em dados vai contabilizar pela interação do usuário tem com seu site e anúncios. Nesse caso, é sugerido que você mantenha a configuração abaixo.

Analisando o histórico de alterações de propriedade.

Essa função, embora simples, é extremamente útil, pois ajuda a identificar alterações recentes e antigas na sua propriedade, facilitando o controle de demandas, mudanças de configurações pela sua equipe e muito mais.

Solicitação de Exclusão de Dados

O Google Analytics 4 oferece a opção de Solicitação de exclusão de dados por motivos de segurança, permitindo a exclusão definitiva de todos os dados da sua propriedade. É importante destacar que essa exclusão não é imediata; é necessário agendá-la e aguardar.

A importância de vincular o Google Ads, Merchant Center e Search Console ao seu Google Analytics 4.

É fundamental vincular seu Google Ads ao GA4, pois isso permite o recebimento automático de relatórios de campanhas, incluindo aquisição de tráfego, campanhas PMAX e Search, além de dados de UTM. Siga o passo a passo abaixo para configurar.

Sugere-se integrar o Merchant Center ao GA4, pois essa integração permite solicitar métricas dos produtos visualizados pelos usuários na lista gratuita, shopping, remarketing, entre outros.

Por fim, vincule sua conta do Search Console para acessar sua biblioteca de relatórios, onde é possível encontrar métricas do Search Console que ajudarão a mensurar dados de pesquisas orgânicas, termos e públicos no GA4.

Essas dicas servem para configurar sua propriedade do Google Analytics 4, garantindo métricas mais precisas e impulsionando o crescimento do seu negócio.

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