Neste artigo, vamos te guiar através de um processo prático e essencial: aprimorar a cobertura do importantíssimo parâmetro FBC no pixel do seu Meta Ads, utilizando a robustez do GTM Server Side. Essa otimização é crucial para quem busca máxima eficiência em suas campanhas digitais.
Para dar o primeiro passo, é imprescindível que entendamos a fundo a natureza e o valor do parâmetro FBC. Este é um dado fundamental encontrado nos eventos da sua campanha e pode ser inspecionado diretamente na aba “Qualidade do Evento” dentro do Gerenciador de Eventos do Meta. Ele não se limita a determinar a qualidade da atribuição de clique da sua campanha, mas também serve como um indicador vital para atestar se o rastreamento das suas ações está configurado de maneira totalmente correta e otimizada. A cobertura eficiente do FBC é, portanto, a chave para garantir relatórios precisos.
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Então, nesse sentido, podemos concluir que uma boa cobertura de FBC é de extrema importância, portanto, vamos entender como aumentar a vida útil dele e melhorar a qualidade. Para isso, é necessário que você tenha realizado sua configuração de traqueamento via Server-Side e, preferencialmente, tenha configurado um domínio personalizado no seu Stape.IO ou Google Cloud.

Existem duas maneiras de criar cookies dentro do Google Tag Manager, no Google Tag Manager web você tem o FBCLID que vai na URL.

Quando você faz uma navegação de página ele alterna para o navegador FBC, e você pode consultar essa informação no “inspecionar elemento” do seu navegador. então será necessário pegar esse ‘fbclid’ na URL e transformar em um cookie criado via servidor, a qual iremos renomear de ‘fbcsgtm’.

Realizando a configuração
Acesse seu Google Tag Manager, no contâiner do servidor, e crie uma nova Tag.
A tag que iremos utilizar será a ‘Cookie Monster’, você consegue localizá-la na aba ‘Descubra mais tipos de tag na galeria de Modelos da Comunidade’.

Em ‘Variáveis’, crie uma nova variável chamada ‘Valor do Cookie’, o nome do cookie será apenas ‘_fbc’ e você pode renomear da forma que quiser, no exemplo iremos utilizar ‘cookie – fbc’. Salve.

Agora, no ‘Cookie Monster’ adicione um cookie com as seguintes configurações:
- Name: fbc_sgtm
- Value: variável que você criou anteriormente
- Expiration: 63072000
- Domain: auto
Marque apenas a última opção e salve.

Para essa tag, crie um acionador que seja possível disparar em todos os eventos do seu site.
Acesse ‘Variáveis’ e crie uma variável de ‘Dados do Evento’, o caminho da chave será ‘page_location’. Renomeie conforme sua preferência e salve.

Nos ‘Acionadores’ crie um acionador de Evento Personalizado, insira todos seus eventos em formato de regex, exemplo: ‘pageview|view_item|add_to_cart’ — não esqueça de ativar a opção de correspondência de regex — crie uma condicional para inserir sua variável de ‘page_location’ e contém ‘fbclid’ e salve.
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No contâiner web, crie uma variável de ‘cookie primário’, com o nome do cookie ‘fbc_sgtm’, o nome que você deu ao cookie no ‘Cookie Monster’, renomeie e salve.

Realize um debugg no seu Google Tag Manager Server e WEB para verificar se os cookies foram configurados corretamente, no server verifique a aba de ‘dados do evento’ e no web inspecione a página e consulte se o cookie de ‘fbc_sgtm’ está sendo enviado corretamente conforme os prints abaixo:


Por fim, insira seu cookie novo no parâmetro ‘fbc’ da sua Tag do Meta e do Client do GA4 e salve.
Conclusão
No fim das contas, melhorar a cobertura do parâmetro FBC no pixel com o GTM Server Side não é só uma questão técnica — é uma jogada estratégica. Estamos falando de garantir que cada clique, cada sessão e cada interação realmente contem na sua mensuração. Sem o FBC bem estruturado, você está praticamente jogando fora parte dos seus dados de atribuição e deixando dinheiro na mesa.
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