API de conversão do Facebook x pixel do Facebook. Muitos de vocês já ouviram falar da API de conversão do Facebook e do pixel do Facebook. Embora pareçam semelhantes no nome, esses dois métodos de rastreamento funcionam de maneira diferente. Ambas as ferramentas fornecem informações cruciais sobre como os usuários interagem com os sites, mas coletam dados de maneira diferente, tornando importante para as empresas distinguir qual é a certa para suas necessidades.
Nesta postagem do blog, descreveremos os recursos da API de conversão do Facebook e do Pixel do Facebook, vamos também comparar e discutir sua configuração.
O que é Pixel do Facebook
O pixel do Facebook é uma ferramenta de coleta de dados que pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo seus anúncios no Facebook e Instagram. Basicamente, o Facebook Pixel, ou agora Meta Pixel, é um script que você coloca no código do seu site.
Ele coleta dados que permitem analisar as conversões de anúncios do Facebook, otimizar anúncios, gerar públicos-alvo para anúncios futuros e fazer remarketing para pessoas que já realizaram algum tipo de ação no site.
Ajuda as empresas a avaliar a eficácia da publicidade de seus produtos ou serviços. O Pixel rastreia o que os usuários fazem quando acessam seu site depois de clicar em um anúncio, bem como as páginas que visitam.
Como funciona o pixel do Facebook
O Facebook Pixel coloca os cookies e os aciona para rastrear os usuários. Tudo está acontecendo no navegador do visitante. E é por isso que esse método é chamado de rastreamento do lado do cliente.
É também um exemplo de rastreamento de terceiros, pois os dados são fornecidos a terceiros (Facebook) que seu visitante pode não conhecer. Os navegadores estão tentando bloquear o rastreamento de terceiros.
O que é a API de conversão do Facebook e o que ela faz
A API de conversão do Facebook (CAPI) é um método do lado do servidor para rastrear eventos do FB. Ele oferece maior qualidade de dados e controle sobre as informações que você rastreia em comparação com um pixel do Facebook.
O Facebook revelou sua API de conversão como uma resposta às restrições de rastreamento que se tornaram mais populares nos últimos dois anos. Eles afirmam que o CAPI é uma solução poderosa para anunciantes que procuram medir com precisão a resposta e o sucesso de sua campanha de anúncios do FB e ajuda a combater novas restrições de rastreamento, como Prevenção de rastreamento inteligente no Safari ou Firefox, que limitam a vida útil dos cookies, regulamentos de rastreamento do iOS e crescente bloqueio de anúncios.
Estudos recentes mostram que os anunciantes podem perder até 30% dos dados de conversão devido a bloqueadores de anúncios e restrições de rastreamento. Se essas restrições de rastreamento estiverem ativadas, os pixels do Facebook não funcionarão. Isso significa que o FB não recebe informações valiosas sobre as ações do usuário no site, o que pode afetar negativamente a medição do sucesso da campanha e a qualidade dos públicos personalizados e semelhantes.
Com a API de conversão do Facebook, você pode ignorar todas essas restrições de rastreamento e rastrear o comportamento do usuário, mesmo quando as restrições de rastreamento estão habilitadas e o pixel do FB está bloqueado. Como isso é possível?
Tudo porque o FB CAPI não funciona dentro do navegador do usuário, mas sim no servidor. Somente você pode controlar quais dados de usuário ou evento são enviados pelos servidores. AdBlockers ou ITPs não podem acessar dados no servidor de marcação que envia informações para o FB usando a tecnologia CAPI.
Outro benefício considerável do FB CAPI é que ele usa cookies de terceiros, enquanto o pixel do FB depende de cookies de terceiros. Sempre que um usuário de sua campanha publicitária do FB visita seu site, o FB define dois tipos de cookies: fbp (ID do navegador) e fbc (ID do clique). Esses cookies são definidos a partir do domínio facebook.com e são considerados terceiros (uma vez que não foi o seu domínio que definiu esses cookies). Quando o usuário retorna ao seu site e converte, o FB usa cookies fbp e fbc para atribuir usuários às campanhas.
Devido ao ITP, o tempo de vida desses cookies de terceiros é reduzido para 1 ou 7 dias. Se um usuário clicar em seu anúncio e retornar em 7 dias para fazer uma compra, o pixel do FB não verá os cookies fbc e fbp, pois o ITP os apagou. No final, mesmo que o pixel do FB rastreie essa conversão e mostre no gerenciador de eventos do FB, ele não será atribuído às campanhas do FB responsáveis por gerar a conversão.
A API de conversão do Facebook pode definir cookies primários quando o URL do servidor de marcação estiver localizado em seu domínio. Neste caso, os cookies fbp e fbc são definidos a partir do seu domínio, considerados de 1ª parte, e duram até 2 anos. Tem um benefício enorme na atribuição de campanha do FB.
O último benefício é a capacidade de enviar eventos offline usando a API de conversão do FB. Digamos que sua empresa receba uma parte considerável dos pedidos por telefone. Alguns desses pedidos podem ser direcionados por campanhas do FB. O pixel do FB não pode rastrear qual usuário viu sua campanha publicitária do FB, clicou no anúncio e fez uma compra por telefone.
Com o FB CAPI, você pode enviar eventos offline em tempo real. O FB pode atribuir essas vendas off-line a campanhas do FB utilizando parâmetros do usuário. Quanto mais informações sobre seus usuários você enviar para o FB, mais mudanças significativas eles poderão atribuir às vendas offline às campanhas do FB.
Como a API de conversão do Facebook é diferente do pixel do Facebook
Pixel do Facebook x API de conversão
O Facebook recomenda fortemente o uso de ambos – Pixel e CAPI, para obter os dados mais relevantes. Mas se o seu site enviar os mesmos eventos usando o pixel e a API de conversões, os eventos podem ser duplicados, pois o FB receberá as mesmas informações do navegador e do servidor.
O Facebook tem um recurso de desduplicação. Eles podem manter apenas um se souberem que os eventos do navegador e do servidor são idênticos.
O principal motivo é que a combinação do método navegador+servidor fornecerá duas fontes de dados. E basicamente, dois são melhores que um. Mas certifique-se de configurar a desduplicação de eventos corretamente. Caso contrário, você pode enfrentar relatórios excessivos.
Conclusão API de conversão do Facebook x pixel do Facebook
Esperamos que este artigo esclareça as diferenças Pixel do Facebook x API de conversão para você. Se precisar de ajuda para configurar ou usar a API de conversões do Facebook, não hesite em entrar em contato com o suporte do Mundo do Traqueamento. Estamos aqui para ajudá-lo a tirar o máximo proveito desta grande ferramenta.
Texto tradução, para ler o original clique aqui.
Respostas de 2
Exatamente meu caro