Rastreando Botões e Formulários no GA4 e Google Ads!

Nessa postagem iremos orientar a traquear botões de formulário de uma Landing Page simples a partir de plataformas de Facebook, Google Analytics 4 e Google Ads através do Google Tag Manager.

Nessa primeira etapa iremos na aba “Variáveis” pra poder ativar as opções de “Cliques”, “Páginas” e “Formulários” conforme o print abaixo.

Feito isso iremos criar o nosso primeiro acionador para usuários que clicarem no botão do WhatsApp ou qualquer outro botão configurado na página que direcione a um link externo.

Após fazer o debug da página, faça um teste clicando no botão e aguarde o evento aparecer, normalmente irá aparecer o “Link Click” como também pode aparecer um evento de “Click”, é esse evento que iremos usar para criar nosso acionador. Pra poder diferenciar um clique de outro use uma condição do “Click URL” como por exemplo: Click URL contém “api.whatsapp”. Use o exemplo abaixo.

Por fim, sua TAG do GA4 deverá ficar conforme a imagem abaixo.

A próxima etapa será criar a TAG para o Google Ads, precisaremos entrar no Google Ads, busque a função “Conversões” e crie uma nova conversão conforme o print abaixo.

Feito isso, anote o ID da Conversão e o Rótulo da Conversão que foram gerados assim que você criou a conversão, iremos utiliza-los na nossa TAG.

Utilize o ID de Conversão na opção “Código da Conversão” e o Rótulo de Conversão na opção “Rótulo de Conversão”. Use o acionador de clique que criamos anteriormente conforme exemplo abaixo e salve.

Também sugerimos que você crie um Vinculador de Conversões caso ainda não tenha.

Crie uma tag de Pageview para o GA4 também, ela servira como Tag de Configuração do GA4.

Para a TAG de Pageview do Facebook iremos adicionar 2 parâmetros, “fbc” e “fbp”, esses parâmetros serão criados como Cookies Primários conforme o exemplo abaixo.

Crie uma nova variável, use a variável “Cookie Primário”, renomeie para “Cookie Primário – _FBP” e em Nome do Cookie para “_fbp” e salve. Em seguida crie uma nova variável, use a variável “Cookie Primário”, renomeie para “Cookie Primário – _FBC” e em Nome do Cookie para “_fbc” e salve.

Antes de finalizar a tag selecione o acionador “All Pages” e salve. Sua Tag ficará conforme o exemplo abaixo.

Para a TAG de Lead WhatsApp duplique a TAG de Pageview que você criou anteriormente, renomeie para “FB – Lead – WhatsApp”, em Event Name selecione a opção “Stardard” e use o evento “Lead”. Para o acionador use o acionador de Clique que criamos anteriormente e salve.

A próxima TAG que iremos criar será a de Remarketing do Google Ads, crie a Tag de Remarketing, renomeie para “GAds – Remarketing”, em “código de conversão” use o ID da Conversão que criamos no Google Ads e como acionador selecione “Pageview” e salve.

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