Neste artigo iremos explicar de forma prática como configurar as tags de remarketing dinâmico do Google Ads, junto ao Google Tag Manager, e a sua importância junto as campanhas de Shopping Inteligente.
Você sabe para que servem as tags de remarketing dinâmico?
Bom, com elas é feito um remarketing junto as campanhas de Google Shopping. O Google Shopping Inteligente faz o Shopping normal e o Remarketing para potenciais clientes, que já tiveram algum tipo de interação com o site ou anúncio. Portanto, a configuração dessas tags é muito útil para o aumento das taxas de conversão.
Vamos lá! A plataforma que será utilizada para confecção das tags é a Tray. A primeira tag a ser configurada é de remarketing normal, básico. Toda vez que iniciamos a instalação do Google Ads no Google Tag Manager é necessária a criação da tag de remarketing.
Para isso, crie uma nova tag e nomeie como “GAds – Remarketing”. Em ‘Tipo de Tag’ selecione ‘Remarketing Google Ads’. Adicione o ID de Conversão do Google no ‘Código de Conversão’. Você pode localizar o ID em sua conta no Google Ads. Vá em ‘Ferramentas’ – ‘Biblioteca Compartilhada’ – ‘Gerenciador de públicos-alvo’ – ‘Suas fontes de Dados’ – ‘Detalhes’ – ‘Configuração da Tag’ – ‘Usar o Configurador de Tags do Google’ – em seguida, localize o ID e adicione na Tag de Remarketing do Google tag Manager.
Feita essa etapa, o acionamento que usaremos para essa tag é ‘All Pages’. A tag básica está configurada.
Com isso, toda vez que um cliente realizar algum tipo de interação nos eventos de visualizar um produto (View Item), adicionar no carrinho (Add To Cart) ou de compra (Purcahse), será acionada a tag de remarketig dinâmico. As informações serão levadas ao Google Ads, que passará a mostrar os produtos do e-commerce em outros sites.
Vamos mostrar, então, como são feitas essas tags.
Iniciando com a tag de View Item, crie uma nova tag e nomeie como ‘GAds – Remarketing Dinânmico – View Item’ e selecione em ‘Configurações da tag’ o ‘Remarketing do Google Ads’. Adicione o mesmo ID de Conversão usado anteriormente. Marque a opção ‘Enviar Dados de Evento de Remarketing Dinâmico’ e coloque o nome do evento, que é o mesmo do manual do Google, ‘view_item’.
O valor do evento corresponde ao valor do produto no e-commerce. Para isso vamos resgatar o código correspondente na camada de dados do tag manager. Após abrir uma página de um produto no site, vá em ‘Data Layer’ – ‘Conteiner Loaded’, localize onde está o valor correspondente ao produto, ao lado deve estar o código correspondente, ‘priceSell’. Então, adicone um novo valor ao lado da caixa de texto, escolha uma nova variável e nomeie (dlt – priceSell). No ‘Tipo de variável’, escolha a ‘Variável da camada de dados’ e no nome da variável adicione o código ‘priceSell’.
É necessário também registrar na variável o ID do produto. Essa informação é retida na mesma ‘Data Layer’ do valor do produto. O código correspondente é ‘idProduct’. Em ‘Itens de Evento’ adicione uma nova variável. Nomeie como ‘dtl – idProduct – View Item’, selecione a ‘Variável da camada de dados’, novamente, e registre o código do ID do produto (‘idProduct’) no ‘Nome da Variável’.
Além de toda essa configuração, precisamos enviar parâmetos personalizados para o Google Ads, selecione então ‘Especificar Manualmente’. Na ‘Chave’ escreva ‘google_business_vertical’ e no ‘Valor’, ‘retail’.
Essas especificações correspondem a qual tipo de negócio está fazendo o remarketing dinâmico do Google Ads. As demais caixas de texto serão preenchidas por outros parâmetros, extraídos diretamente do manual do Google. A chave ‘ecomm_pagetype’ condiz ao tipo de página acessada, logo o ‘Valor’ correspondente será ‘product’, por ser uma página de produto. A chave ‘ecomm_totalvalue’ corresponde ao valor do produto, podendo ser utilizada a data layer criada anteriormente ‘{{dtl – priceSell}}’. Já a ‘Chave’ ‘ecomm_category’ é a categoria do produto, seu valor é ‘{{dtl – category – view item}}’. Caso não possua a data layer da categoria do produto criada, ela é feita da mesma maneira como explicada a ‘dtl – priceSell – view item’, apenas mudando o nome da variével para ‘category’. E por fim, o último parâmetro, na ‘Chave’ escreva ‘ecomm_prodid’ e o ‘Valor’ será {{dtl – idProduct}}, criado previamente. Com esses parâmetros defindos é possível fazer o alinhamento de públicos personalizados.
O acionador deve ser único para o evento de acesso à página. Para isso, adicione um novo acionador. Nomeie como ‘Evento Personalizado – View Item’, escolha o acionador ‘Evento Personalizado’ e, com a informação da camada de dados, preencha o Nome do evento como ‘gtm.js’. Selecione ‘Alguns eventos personalizados’ para configurar o disparo do acionador apenas quando acessada uma página de itens do site. Crie uma nova variável ‘{{dtl – pageCategory – view item}}, da mesma maneira que já ensinada (código ‘pageCategory’). Ficará então, de maneira visualizada, ‘dtl – pageCategory – view item’ – ‘é igual a’ – ‘Produto’. Dessa forma, está configurada a sua tag de remarketing de View Item.
Em seguida, iremos configurar a tag de remarketing para o evento de Add To Cart. A tag será basicamente a mesma desta que acabamos de configurar. Sendo assim, copie a tag “GAds – Remarketing Dinânmico – View Item”. Primeiramente, modifique o nome para ‘GAds – Remarketing Dinânmico – Add To Cart’ e o nome do Evento para ‘add_to_cart’. É necessário modificar o ‘Valor’ do parâmetro ‘ecomm_pagetype’, que será ‘cart’, equivalente ao carrinho de compras do site.
O acionador também irá mudar, pois é preciso que essa tag dispare quando o botão de adicionar carrinho for acionado. Crie então um botão novo no ‘Acionamento’, de nome ‘Link Click – Comprar’, sua configuração deve ser ‘Todos os elementos’. O disparo acontece quando o botão comprar é acionado e o cliente é direcionado para a url de destino. Então, sua configuração ficará ‘Click Text’ – ‘é igual a’ – ‘COMPRAR’. Com isso, está finalizada a tag de remarketing do Add To Cart.
A próxima tag a se configurar é a de remarketing de compra, ou purchase, que acontece quando uma ação de compra é realizada. Crie uma nova tag com a nomenclatura “GAds – Remarketing Dinâmico – Purchase”. Sua configuração inicial é similar as demais tags de remarketing já configuradas, modificando também o ‘Nome do Evento’ para ‘purchase’.
É preciso criar uma nova dlt para a especificidade do valor da compra. Crie uma nova variável de ‘Valor do Evento’ com a mesma configuração usual, modificando apenas o ‘Nome da variável da camada e dados’, sendo ele ‘ecommerce.checkout.products.0.price’.
Novamente, crie uma nova variável em ‘Itens de Evento’, como já ensinado neste artigo, modifique apenas a nomenclatura (‘dtl – items – purchase’) e o ‘Nome da variável’, ‘ecommerce.checkout.products’.
Os parâmetros personalizados são: ‘google_bussiness_vertical’ com o ‘Valor’ respectivo ‘retail’; ‘ecomm_pagetype’ com o ‘Valor’ sendo ‘purchase’; ‘ecomm_totalvalue’ de ‘Valor’ ‘{{dtl – price – purchase}}’. Por fim, é preciso criar um novo acionador, de maneira usual, para que essa tag seja devidamente disparada quando uma ação de compra for realizada.
O novo tipo de acionador (denominado “Evento Personalizado – Purchase 2”) é ‘Evento Personalizado’ e nome do evento ‘purchase’. Por conseguinte, as 4 tags de remarketing estão adequadamente criadas.
Para processo de teste de funcionamento ideial das tags, vá em ‘Visualizar’. Suas tags devem ser acionadas quando, em seu e-commerce, a alguma ação dessas tags criadas forem realizadas, como visualizar uma página de um item (‘GAds – Remarketing Dinânmico – View Item’) ou uma ação de compra (‘GAds – Remarketing Dinâmico – Purchase’), por exemplo.
Após o teste, envie as tags para que elas possam começar a enviar parâmetros dinâmicos para o Google Ads, que fará o remarketing dinâmico. As tags promovem a possibilidade também da criação de públicos personalizados, para campanhas de display ou pesquisa.
Você configurou com sucesso as tags de remarketing dinâmico do Google Ads para seu e-commerce? Conte pra gente nos comentários abaixo!
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