Neste artigo, iremos configurar o Relatório de Análise de Funil dentro do Google Analytics 4. Esse Relatório te ajudará a descobrir a taxa de efetivação e a taxa de desistência entre os eventos dentro da sua plataforma de e-commerce.
Para a uma Análise de Funil precisa…
É indispensável que, para uma configuração correta das etapas desse relatório, os eventos de funil estejam corretamente instalados no Google Analytics 4. Com esses eventos devidamente instalados e populados é possível fazer uma análise de funil com êxito.
Caso você tenha dúvida de como instalar esses eventos pelo Google Tag Manager, nosso canal no Youtube já possui muitas vídeo aulas e tutoriais completos em que você pode aprender mais sobre, passo a passo e de maneira dinâmica.
Na tela principal do Google Analytics 4 vá em ‘Explorar’ e selecione ‘Em branco’. Para a configuração da guia, em ‘Técnica’ escolha a opção ‘Exploração de funil’ e ative a opção de ‘Abrir o Funil’.
Seguindo para a Edição das Etapas do Funil, na ‘Etapa 1’ escreva ‘Pageview’ e selecione este mesmo evento logo abaixo. Adicione mais uma etapa e nomeie como ‘View Item’, da mesma maneira, selecione o mesmo evento abaixo. Na linha de adição de etapas, o próximo evento a ser escrito é o ‘Add To Cart’, como padrão a ser seguido nas demais etapas, selecione o respectivo evento, posteriormente.
O próximo evento das etapas a ser escrito e selecionado é o ‘View Cart’, ele é acionado quando é visualizado o que foi adicionado no carrinho do e-commerce. Logo após, temos o evento de ‘Begin Checkout’, não esqueça de selecioná-lo após sua listagem. Agora, para o próximo evento listado, temos o ‘Add Shipping Info’, ocorre quando o usuário escolhe o método de frete a ser utilizado em sua compra. Adicionando mais uma etapa, temos o ‘Add Payment Info’. E, por fim, a última etapa é o evento de ‘Purchase’. Após finalizada a listagem de eventos, selecione ‘Aplicar’ para salvar.
Dessa maneira, você conseguirá visualizar o funil de maneira visual e completa, por etapas. Constatando os números e as porcentagens dos usuários, a taxa de conclusão, ou seja, quantos usuários concluíram aquele evento selecionado e, além do número e taxa de abandonos de ações dos eventos.
Essas métricas são essenciais para entendimento do que está acontecendo dentro do seu e-commerce, como está o tráfego de usuários e potenciais clientes e o que pode ser feito para melhoria e aprimoramento, de acordo com cada evento.
Você implementou com sucesso o funil do Google Analytics 4 para seu e-commerce? Conte pra gente nos comentários abaixo!
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