Como Funciona a Data Layer no Google Tag Manager?

Neste artigo iremos ensinar como funciona o Data Layer e cmo você pode coletar dados de forma organizada e dinâmica através do Google Tag Manager, especialmente para e-commerce.

Primeiramente é preciso entender, para o que serve o Data Layer? São dados estáticos e dinâmicos que o site fornece e são captados pelo Google Tag Manager.

Para explicar de forma mais direta como funciona o Data Layer vamos criar uma nova tag:

  • Nomeie a tag como “GA4 -View Item”. Selecione no tipo de tag “Google Analytics: evento do GA4” e na Tag de configuração “GA4 – PageView”. Nomeie o evento como “view_item”.
  • Na opção “Parâmetros de evento” que utilizaremos o Data Layer. Os parâmetros são os dados dinâmicos e estáticos. Vamos adicionar 3 parâmetros estabelecidos pelo Google nessa tag. São elas: currency (moeda), value (valor) e items (item). O currency costuma ser padrão (se o ecommerce trabalhar apenas com uma moeda), nesse caso, BRL.
  • Para o value é preciso criar uma camada de dados. Explicaremos a seguir como cria-la. Vá na caixinha com “+” na barra de escrever.
  • Vá no “+” da variável e adicione um título (dtl – ecomm_totalvalue)
  • Na configuração da variável selecione “Variável da camada de dados”. Como “Nome da variável da camada de dados” adicione referente ao valor do seu Data Layer (ecomm.totalvalue) e salve.
  • Em seguida vamos achar o valor do items. O que é o items? É uma chave devaráveis, que contém ID, contém name, sku, entre outras.
  • Vamos enviar todas as varáveis do items para o google analytics 4. Primeiro, na página do tag manager, clique na caixa com o “+” e clique novamente no “+” no canto superior direito da tela.
  • Adicione o nome da tag (dtl – items – view item). Na configuração escolha a “Variável da camada de dados”. O “Nome da variável da camada de dados” vai ser de acordo o Data Layer do site (no caso em exemplo, ecommerce.detail.products) e salve.
  • E está feito a primeira parte.
  •  Agora é preciso fazer um acionador. Crie um novo acionador. Adicione o título (Evento Personalizado – View_item) e nas configurações escolha o “Evento personalizado”. No nome do evento, pegue nas Variables do Tag Manager, o correspondente ao evento personalizado, o value “view_item”.
  •  Após concluído, salve. Sua tag deve ficar similarmente assim
  •  Agora vamos testá-la, para atestar sua funcionalidade. Clique em “Visualizar”.
  •  A tag ainda não foi disparada, para isso é preciso entra na página do produto.
  •  Após entrar na página do produto, volte na página do Google Tag Manager.
  •  Clique em “view_item” e cheque se sua tag está em “Tags Fired”.
  • Clique na tag para certificar que os acionadores estão funcionando corretamente. Eles devem aparecer com seus valores no Parâmetro do evento, conforme configurado anteriormente nas Tags, como mostra a seguir:

Essas informações serão enviadas para o Google Analytics, e assim ele proverá mais insights sobre o seu site.

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