Como Configurar Relatórios de Pesquisa Orgânica no Google Analytics 4

Neste artigos iremos te ajudar a configurar o relatório de pesquisa orgânica dentro do Google Analytics 4, todas as pesquisas feitas pelo usuário através da pesquisa do Google não paga, posições, impressões e cliques, tudo isso em um relatório preciso dentro do Google Analytics 4.

Configurando o relatório de pesquisa orgânica no GA4.

Primeiramente, dentro do GA4 vá na opção ‘Administrador’, em seguida na opção ‘Vinculações do Search Console’ que se encontra na aba ‘Propriedade’.

Feito isso, é necessário vincular a conta do Search Console, para fazer essa vinculação é necessário ter o Search Console, caso você não tenha no seu site ou no seu e-commerce, recomendamos que você faça.

Como fazer o Search Console

Dentro do Search Console clique em ‘Add Property’.

pesquisa orgânica ga4

Quando for adicionar ele irá pedir para confirmar que a propriedade é realmente sua, para fazer isso é necessário inserir o seu domínio como no exemplo abaixo e verificar.

Após fazer isso, o Search Console irá te disponibilizar um ‘txt’ para que seja inserido na Zona DNS na hospedagem do site, copie o TXT e entre na sua hospedagem.

Dentro da sua hospedagem procure por ‘TXT’ que será a aba que iremos usar para colar o código copiado.

Depois de escolher o tipo ‘TXT’, cole o código disponibilizado pelo Search Console e salve.

Fazendo isso, volte no Search Console e clique em ‘Verify’ conforme o exemplo abaixo.

Pronto, o Search Console estará configurado no seu site e pronto para ser vinculado ao GA4. Lembrando que você precisa ser Administrador tanto do Google Analytics 4 como também do Google Search Console.

Como fazer o relatório de pesquisa orgânica.

Voltando ao Google Analytics 4, vá na aba ‘Relatório’ e procure na parte inferior a aba ‘Biblioteca’.

Ao acessar a biblioteca, clique em ‘Criar Nova Coleção’ e busque pela opção ‘Search Console’, adicione e salve.

Após adicionar, procure o ‘Search Console’ e publique.

Depois de publicar, irá aparecer a aba ‘Search Console’, busque por ‘Consultas’ que será demonstrado todo o relatório de pesquisa orgânica.

Pela pesquisa orgânica você conseguirá observar a posição da sua loja em relação as pesquisas, os termos consultados de pesquisa no Google e os cliques de pesquisa orgânica, alguns dados dependerá da configuração de SEO do seu site.

Também é possível consultar o tráfego de pesquisa orgânica através de URL de forma prática através da aba ‘Tráfego de Pesquisa Orgânica do Google’.

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