Como o Bloqueio de Cookies de Terceiros do Chrome Afeta o Futuro do Marketing on-line

O Google está constantemente atualizando suas políticas de cookies e você pode ter um certo trabalho para acompanhar o que está acontecendo. É por isso que decidimos fazer esta postagem no blog para mantê-lo atualizado com as informações mais recentes.

Como muitos de vocês devem ter ouvido, o Google está fazendo uma mudança na forma como os cookies de terceiros são tratados no Chrome novamente. De acordo com as últimas declarações, o Google vai interromper o uso de cookies de terceiros no Chrome até o final de 2024.

Nesta postagem do blog, discutiremos o que são cookies de terceiros, por que são essenciais e o que você precisa fazer para se preparar para essa remoção do Chrome. Também forneceremos dicas para aproveitar ao máximo essas mudanças. Então continue lendo para saber todos os detalhes!

O que há de errado com cookies de terceiros

Cookies de terceiros são uma tecnologia que os sites usam para coletar dados sobre o comportamento do usuário. Esses cookies são colocados por sites diferentes do site que você está visitando no momento, como Google e Facebook. Os cookies de terceiros são usados ​​para diversos fins, como publicidade e criação de perfis de usuários. Eles permitem que os sites saibam quais páginas ou produtos os usuários visitaram, em quais links clicaram e muito mais. Esses dados podem ser usados ​​para rastrear análises, melhorar a experiência do cliente, exibir anúncios personalizados e muito mais.

Do ponto de vista técnico, os cookies de terceiros são armazenados na memória do navegador quando os usuários visitam uma página pertencente a um determinado domínio (o “terceiro”). Eles geralmente têm uma vida útil mais longa do que os cookies primários (de minutos a anos), o que significa que o terceiro pode coletar informações sobre os hábitos de navegação do usuário ao longo do tempo, e não apenas em uma sessão.

Cookies de Terceiros x Cookies Principais

Detalhes dos cookies de terceiros do Google Chrome eliminados gradualmente

O Google planejou originalmente descontinuar o suporte do Chrome para cookies de terceiros este ano. Mas eles mudaram seus planos porque precisavam de mais tempo para testar a iniciativa Privacy Sandbox — uma solução menos intrusiva para fornecer publicidade direcionada. O Sandbox é um conjunto de tecnologias que busca proteger a privacidade online das pessoas enquanto ainda oferece às empresas ferramentas para anunciar com sucesso.

Portanto, até o final de 2024, o Google substituirá os cookies de terceiros. Para profissionais de marketing e anunciantes, isso significa mais tempo antes de ajustar suas estratégias de publicidade para segmentar usuários do Chrome.

Como essa alteração afetará seu site

O impacto que essa alteração terá nos sites depende de quão dependentes eles são de cookies de terceiros para fins analíticos e de marketing. Os sites que dependem fortemente desses tipos de cookies podem enfrentar dificuldades para ajustar sua estratégia ou encontrar maneiras alternativas de coletar dados sobre seus usuários assim que a eliminação gradual começar. As empresas que carecem de dados primários terão dificuldade em segmentar e remarketing para os clientes, tornando a publicidade mais difícil.

Pode ser necessário investir mais recursos no desenvolvimento de suas próprias soluções de análise, bem como procurar estratégias de marketing alternativas, como o uso de dados próprios e cookies próprios, bem como campanhas de e-mail ou alcance de mídia social, em vez de depender apenas de segmentação de Publicidades. Além disso, muitos sites também podem precisar atualizar suas políticas de privacidade para cumprir os novos regulamentos relativos à coleta de dados do usuário assim que a eliminação gradual começar.

O que você pode fazer para se preparar para o fim dos cookies de terceiros

Safari e Firefox já limitam o uso de cookies de terceiros. Quando o Chrome começar a fazer o mesmo, isso significará que a maioria dos navegadores não suportará cookies de terceiros, o que pode ter um grande impacto na análise do site e na publicidade online.

Uma das melhores maneiras de se preparar para a eliminação dos cookies de terceiros é adotar um modelo de rastreamento do lado do servidor. As três principais formas de resolver problemas de cookies de terceiros com rastreamento do lado do servidor são:

– 1st party cookies

Você pode definir cookies primários ao usar um domínio personalizado para seu servidor de marcação. Por exemplo, usar o rastreamento do lado do cliente para o Google Analytics define cookies de terceiros que expiram em 1 ou 7 dias. Para a marcação do lado do servidor, os cookies serão definidos a partir do seu domínio personalizado, tratados como o primeiro e deixados por até 2 anos.

– 1st party data

Depois de definir cookies para os principais navegadores, plataformas de publicidade como Facebook ou TikTok terão menos capacidade de entender os interesses dos usuários. Com a ajuda da marcação do lado do servidor, você pode enviar dados de usuários primários para plataformas de publicidade, fornecendo a eles mais informações sobre seus usuários. Isso refletirá em uma segmentação de interesse mais precisa.

Conclusão

Embora os cookies de terceiros certamente causem algumas mudanças para os proprietários e usuários do site, isso não precisa ser uma experiência negativa. Com um pouco de preparação e trabalhando com profissionais experientes, você pode garantir que seu site esteja pronto para essa mudança e que seus visitantes continuem tendo uma experiência positiva ao navegar em seu conteúdo. Não hesite em entrar em contato com a a gente se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para começar!

Texto Tradução Stape.iohttps://stape.io/blog/how-chrome-3rd-party-cookie-blocking-impacts-the-future-of-online-marketing

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