API do Facebook – Aumente conversões via GTM: guia completo incluindo Stape IO e DNS personalizado

Api do Facebook

Nesse post iremos te orientar a como configurar o API do Facebook pelo Google Tag Manager de forma prática, sucinta e didática. Iremos te ajudar a configurar o contêiner do Tag Manager Web, o Tag Manager Server e sua hospedagem.

O primeiro passo é criar uma nova tag, clicando no botão “Nova”, dentro do Tag Manager, no canto superior direito. Renomeie a Tag para “FB – Pageview“, e escolha a tag “Facebook Pixel” conforme os prints abaixo.

Adicione o pixel a sua tag, marque a opção “Pageview” em Event Name e ative a opção “Enable Advanced Matching” para ( API do Facebook ) adicionar alguns parâmetros obrigatórios.

Serão adicionados dois parâmetros, sendo eles, um de Country que vai determinar a localização dos leads e outro do External ID que irá determinar o ID do usuário. O Country poderá deixar o valor “br” pois a localização dos leads é apenas nacional, o External ID será criada uma variável conforme o print abaixo.

Para criar a variável de External ID, busque na aba de “Modelos da Comunidade” a variável de “Event ID” e adicione-a na sua área de trabalho.

Renomeie a variável para “Event ID” e salve.

Depois que a variável estiver pronta precisamos colocar ela em “Hash” conforme as imagens abaixo.

Renomeie a variável para “Hash – External ID”, em Data String selecione a sua variável “Event ID” e salve.

Por fim suas variáveis ficarão como na demonstração abaixo. Na aba de “Object Properties” adicionaremos mais duas variáveis, uma chamada “fbc” e outra “fbp”.

Para o paramêtro de “fbp” vamos criar uma nova variável chamada “Cookie Primário”, iremos renomear como “Cookie Primário – _FBP – 1”, em “Cookie Name” insira “_fbp” e salve.

Para o paramêtro de “fbc” vamos criar uma nova variável chamada “Cookie Primário”, iremos renomear como “Cookie Primário – _FBC – 1”, em “Cookie Name” insira “_fbc” e salve.

Por fim, na aba de “More Settings” busque “Event ID”, adicione o parâmetro de Event ID que você ja tinha feito e em acionador seleciona o acionador “All Pages” e sua primeira tag estará pronta.

Estamos usando de exemplo um formulário então a próxima tag irá servir pra traquear um botão.

Pra essa TAG vamos copiar a TAG de Pageview que fizemos anteriormente para poder aproveitar as configurações feitas dentro dela. Renomeie a tag para “FB – Lead – WhatsApp” como no exemplo da imagem abaixo, selecione a função “custom event” e nomeie para “Lead – WhatsApp”.

Feito essa configuração só vamos precisar realizar a alteração no acionador da Tag, crie a tag seguindo a configuração abaixo e a depender da forma que foi configurada o seu botão dentro da Landing Page. Renomeie seu Acionador para “Link Click – WhatsApp”, o acionador Link Click será usado para todos os botões que direcionam para um link diferente como por exemplo “wa.me” ou “api.whatsapp”, defina o Click URL baseado na informação do link que será direcionado.

Por último, atice a opção “Uma vez por página” na opção “Advanced Settings” da sua Tag, ativando essa opção você vai evitar duplicidade na geração de leads da sua página.

A próxima tag será quando for enviado um lead via Formulário, pra essa TAG vamos copiar a TAG de Pageview que fizemos anteriormente para poder aproveitar as configurações feitas dentro dela. Renomeie a tag para “FB – Lead – Formulário” como no exemplo da imagem abaixo, selecione a função “custom event” e nomeie para “Lead – Formulário”.

Feito essa configuração só vamos precisar realizar a alteração no acionador da Tag, crie a tag seguindo a configuração abaixo e a depender da forma que foi configurada o seu botão dentro da Landing Page. Renomeie seu Acionador para “Exibição de Página – Página de Obrigado”, o acionador Page View será usado para todos os botões que direcionam para uma página diferente como por exemplo “Página de Obrigado”, defina o Page URL baseado na informação da página que será direcionado.

Também é possível fazer uma TAG da sua página principal e usá-la pra remarketing. Pra essa TAG vamos copiar a TAG de Pageview que fizemos anteriormente para poder aproveitar as configurações feitas dentro dela. Renomeie a tag para “FB – Lead – Página de Consultoria” como no exemplo da imagem abaixo, selecione a função “custom event” e nomeie para “Lead – Página de Consultoria”.

Feito essa configuração só vamos precisar realizar a alteração no acionador da Tag, crie a tag seguindo a configuração abaixo e a depender da forma que foi configurada o seu botão dentro da Landing Page. Renomeie seu Acionador para “Exibição de Página – Página da Consultoria”, o acionador Page View será usado para todos os botões que direcionam para uma página diferente como por exemplo “Página de Consultoria”, defina o Page URL baseado na informação da página que será direcionado.

 API do Facebook

Criado os eventos do navegador, agora vamos criar os eventos do API do Facebook de Conversões, pra isso vamos criar uma tag usando as configurações abaixo. Crie uma tag de “Google Analytics – Eventos do GA4”, renomeie para “FB – API – Lead – Formulário” e em “Nome do Evento” coloque “Lead – Formulário” seguindo a mesma nomenclatura usada nos eventos web, é necessário que seja dado o mesmo nome de evento para o API do Facebook funcionar corretamente.

Para essa TAG iremos adicionar alguns parâmetros obrigatórios do server, inicialmente serão: “action_source” e o valor dele será “website” conforme exemplo abaixo. Em seguida “first_party_collection” e o valor “true”, “event_id” e o valor será o “Event ID” que criamos anteriormente. Para o parâmetro de “event_time” iremos criar uma javaScript personalizada.

Crie uma javaScript personalizada, utilize o javaScript abaixo:

function() {

return Math.round(new Date().getTime() / 1000);

}

Renomeie a variável para “jsp – timestamp for second” e salve.

Crie uma variável permanente, coloque o valor do endereço do seu server, renomeie a variável para “Transport URL” e salve conforme imagem abaixo. Essa variável irá servir para o parâmetro de “transport_url”.

Os próximos parâmetros serão “x-fb-ck-fbp” e o valor será o “Cookie Primário – FBP” que criamos anteriormente. A variável “x-fb-ck-fbc” e o valor será o “Cookie Primário – FBC”, “x-fb-ud-external_id” e o valor será o “Hash – External ID” e o “user_data_address.country” e o valor será “br”.

Feito isso tua tag estará pronta, adicione o acionador “Exibição de Página – Página de Obrigado” e salve.

Para a próxima TAG vamos copiar a TAG que fizemos anteriormente para poder aproveitar as configurações feitas dentro dela. Renomeie a tag para “FB – API – Lead – Página de Consultoria” como no exemplo da imagem abaixo, selecione a função “Event Name” e nomeie para “Lead – Página de Consultoria”.

Feito isso tua tag estará pronta, adicione o acionador “Exibição de Página – Página de Consultoria” e salve.

Para a próxima TAG vamos copiar a TAG que fizemos anteriormente para poder aproveitar as configurações feitas dentro dela. Renomeie a tag para “FB – API – Lead – Whatsapp” como no exemplo da imagem abaixo, selecione a função “Event Name” e nomeie para “Lead – Whatsapp”.

Feito isso tua tag estará pronta, adicione o acionador “Link Click – Whatsapp” e salve.

O nosso container WEB já está pronto, agora vamos configurar o SERVER.

Crie um novo container, selecione a função “Server”, renomeie e salve.

Após criado, selecione a função de instação manual e copie o código.

Acesse o site: https://app.stap.io/dashboard e crie a sua conta, usaremos o Stap.io para configurar e hospedar nosso server. Clique em “Create container” para começar a configuração.

Na opção “Name” coloque o nome que você quer no server, em “Container Configuration” cole o código que você copiou da configuração manual do GTM Server e em “Servers Location” selecione “SA East (São Paulo).

Caso queira colocar um Domínio Customizado selecione a opção “Custom Domain”, configure o DNS da sua hospedagem conforme orientações do stap.io, cole o seu domain name e salve.

O Stap.io é uma ferramenta que irá te conceder gratuitamente 10 mil eventos, após isso ele se torna pago.

Voltando ao GTM Server, busque a função “Variáveis” e crie uma nova variável de Client Name ou Nome do Cliente, renomeie para “Cliente Name” e salve.

Busque a aba “Acionadores” ou “Triggers” e crie uma nova. Selecione o acionador Customizado ou Custom, crie uma condição para que “Client Name” contenha “GA4”, renomeie para GA4 e salve.

Agora vamos a criação da TAG do FB – API, busque a TAG personalizada “Conversions API Tag”, adicione o seu picel e o seu API Acess Token que é gerado no seu gerenciador de anúncios, selecione o Acionador que você criou “GA4”, renomeie para “FB – API” e salve.

Lembre-se de alterar o valor do seu Transport URL no GTM Web conforme o link gerado no stap.io e salve.

Também adicione o link nas configurações do Container Server conforme imagem abaixo e salve.

Feito isso, teste todas as tags antes de postar, certifique de que elas estão funcionando corretamente.

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